Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Seis candidatos para já na corrida à presidência da Câmara de Leiria

Seis candidatos estão já na corrida à presidência da Câmara de Leiria, que se mantém socialista desde 2009, quando o PS conquistou a capital de distrito ao PSD e, desde então, sempre a aumentar a votação em eleições autárquicas.

Seis candidatos para já na corrida à presidência da Câmara de Leiria
Notícias ao Minuto

09:05 - 07/06/21 por Lusa

Política Autárquicas

Leia Também: Portalegre. Câmara liderada por independentes cobiçada por 4 candidaturas

Naquele ano, os socialistas ganharam sem maioria absoluta, alcançando cinco mandatos, o mesmo número dos do PSD, e o CDS-PP um.

Nas eleições seguintes, em 2013, o PS passou a ter maioria absoluta (sete mandatos), enquanto o PSD sentou na Câmara quatro vereadores.

Já nas mais recentes autárquicas, em 2017, o PS aumentou a bancada para oito mandatos e o PSD diminuiu para três.

A aposta do PS é no atual presidente do município, Gonçalo Lopes, que em agosto de 2019 assumiu o cargo depois de o então líder da Câmara, Raul Castro, ter suspendido o mandato para integrar as listas às legislativas, tendo sido eleito deputado.

No vídeo de apresentação da candidatura, publicado na sua página do Facebook, Gonçalo Lopes prometeu que "vai lançar as bases de uma Leiria nova".

"O projeto vai criar um concelho mais equilibrado, sustentável e harmonioso e mais atrativo para os jovens qualificados e empresas de grande valor acrescentado. Vamos fazê-lo olhando para o concelho como um todo. Todas as nossas freguesias têm as suas especificidades e um papel ativo nesta Leiria nova", afirmou Gonçalo Lopes, que é presidente da concelhia.

É também o presidente da concelhia que o PSD apresenta a sufrágio. Álvaro Madureira, atual vereador, é de novo o n.º 1 da lista, depois de em 2013 ter liderado a candidatura social-democrata. Traçou como objetivo devolver o município ao partido.

"Aceitei o desafio pelo facto de Leiria necessitar de mudança. O PS esteve aqui durante 12 anos e não se notou grande diferença. É um final de ciclo", considerou Álvaro Madureira, defendendo a necessidade de dar à capital de distrito "o lugar que merece como motor económico da região".

Nestas eleições autárquicas, o CDS-PP apresenta igualmente o seu presidente da concelhia, o advogado Fábio Seguro Joaquim, que expressou o desejo de renovação e a "convicção de que Leiria necessita de se afirmar em termos nacionais e internacionais".

"Há muito caminho a explorar nesse sentido", declarou o candidato, membro da Assembleia Municipal, explicando que a sua candidatura pretende ser uma "lufada de ar fresco na política autárquica, aberta a todos aqueles que acreditam que Leiria pode mais".

Já o BE candidata Luís Miguel Silva, naquela que é a sua primeira experiência autárquica, justificando ter aceitado o desafio pelos leirienses e porque Leiria merece mais.

O ambiente, a cultura e a mobilidade -- com destaque para a requalificação da Linha ferroviária do Oeste - são áreas às quais Luís Miguel Silva promete dedicação se for eleito, desejando alcançar a vereação, que é possível, no seu entender, se "os eleitores avaliarem o trabalho que o Bloco tem feito "ao longo destes anos e as conquistas" que o partido tem alcançado.

O Chega, que se estreia numas eleições autárquicas, candidata Luís Paulo Fernandes, presidente da Comissão Política Distrital de Leiria do partido, que quer colocar o concelho "no centro, não apenas do ponto de vista geográfico".

Luís Paulo Fernandes referiu que o Chega vai "entrar nesta corrida para ganhar" e apontou os resultados das presidenciais no distrito e no concelho de Leiria, onde o presidente do partido, André Ventura, foi o segundo mais votado: "A leitura que fazemos é muito simples e objetiva: estes resultados serão multiplicados", antecipou.

Também estreante é a Iniciativa Liberal, que candidata o consultor de gestão Marcos Ramos, para quem "a política tem de ser feita de baixo para cima, a partir do município e das freguesias".

"Consideramos que uma visão liberal faz falta na Câmara Municipal, numa ótica construtiva, dando valor às pessoas, garantindo que temos um município mais transparente, onde as pessoas são tidas em conta, com menor burocracia", afirmou Marcos Ramos, coordenador do Núcleo Territorial de Leiria da Iniciativa Liberal.

De acordo com a base de dados Pordata, o concelho de Leiria tem 565 quilómetros quadrados (ano 2020) e tinha 125.062 residentes em 2019, 20,5% dos quais com 65 ou mais anos.

A plataforma estatística Eyedata indica que o município tinha 4,18 médicos por mil habitantes em 2019 (contra 5,39 a nível nacional) e registava um ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem de 1.092,00 euros em 2018 (contra 1.168,42 em Portugal).

Leia Também: Portalegre. Câmara liderada por independentes cobiçada por 4 candidaturas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório