Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

No lugar de Rui Moreira, Rui Rio não se recandidataria ao Porto

Líder social-democrata afirmou que Rui Moreira, desde que assumiu as funções de autarca do Porto, tem um "problema pessoal" consigo.

No lugar de Rui Moreira, Rui Rio não se recandidataria ao Porto
Notícias ao Minuto

13:46 - 20/05/21 por Melissa Lopes

Política PSD

Se estivesse no lugar de Rui Moreira (o autarca vai a julgamento no processo Selminho), Rui Rio avançava com uma recandidatura à Câmara Municipal do Porto? "A pergunta feita ao presidente do PSD é uma pergunta que não é fácil de responder. A  pergunta feita ao antigo presidente da Câmara Municipal do Porto é fácil de responder", disse o presidente do PSD, esta quinta-feira, quando questionado pelos jornalistas numa conferência de imprensa. E a resposta foi: "Não iria". 

O antigo autarca explicou que não se recanditaria tendo em conta a forma como "os portuenses veem a figura institucional do presidente da Câmara. 

Se estivesse na posição de Moreira, Rio não corria o risco de, a meio de um mandato e pela primeira vez na história do Porto, "um presidente de Câmara não sair pela porta da frente e ter de sair pela porta de trás, com um tribunal a dizer: 'perdeste o mandato, rua, cometeste um crime'". E isso, sublinhou, pode acontecer, considerando aquilo que a juíza de instrução afirmou. 

"Seria muito mau para o Porto que um presidente seja retirado por um tribunal a meio de um mandato e não possa sair, por onde eu saí, pela porta da frente, com o aplauso das pessoas", acrescentou. 

"Rui Moreira tem um problema pessoal comigo"

Confrontado com as críticas de Rui Moreira, que afirmou que o líder do PSD  tem uma "forma" de atuar politicamente "muito próxima daquilo que são os populistas e demagogos",  Rio atirou: "A única coisa que sei, parece-me evidente, praticamente desde o primeiro dia que entrou na câmara do Porto, o doutor Rui Moreira tem um problema pessoal comigo. Ou seja, quase que quer esquecer o passado". Para o líder social-democrata, trata-se mesmo de  uma questão pessoal e não política.

"Na vertente política", prosseguiu, "o que me parece relevante é que há um entrosamento entre o PS e o dr. Rui Moreira, independente da acusação penal".

Na ótica de Rio, o PS prepara-se para, no caso de Rui Moreira se recandidatar, ir a eleições fazendo figura de corpo presente", uma vez que,  na prática, "aquilo que Costa quer é evitar que o PSD possa ganhar a Câmara do Porto", sendo indiferente se ganha o PS ou o atual presidente. "É notório este entrosamento entre Governo, António Costa e o atual presidente da Câmara do Porto".

Suzana Garcia? "Depois de falarem tanto, tinha alguma curiosidade em conhecê-la"

Rio foi ainda questionado pelos jornalistas sobre o encontro que teve, na terça-feira, com a candidata do PSD à Amadora, Suzana Garcia.

"Depois de vocês falarem tanto, tanto, na dra. Suzana Garcia, compreenderão que tinha alguma curiosidade em conhecê-la pessoalmente, que não conhecia, e teve oportunidade de me dizer quais são as suas ideias para a Amadora", afirmou.

Segundo Rio, no encontro até aproveitou para "dar algumas ideias" à advogada na área da reabilitação urbana e de reconversão de bairros sociais, aproveitando a sua experiência enquanto autarca do Porto.

Questionado se pediu à candidata do PSD, que tem sido notícia pelas suas opiniões polémicas em matérias como a castração química ou por ter dito que o BE devia ser "exterminado", Rio respondeu tratar-se de "uma pessoa inteligente".

"Percebe que a forma como se exprime numa dada circunstância, quando estava na televisão, não é a mesma forma como se deve exprimir noutras circunstâncias", referiu.

Leia Também: "Rui Moreira não tem condições de assumir que cumprirá novo mandato"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório