Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

MAI suspende pena aplicada a polícia antirracista. "Cabrita bem"

Socialista Ana Gomes elogia decisão do ministro da Administração Interna sobre a pena disciplinar aplicada ao agente da PSP Manuel Morais.

MAI suspende pena aplicada a polícia antirracista. "Cabrita bem"
Notícias ao Minuto

08:46 - 20/05/21 por Notícias ao Minuto

Política Polícia

O ministro da Administração Interna suspendeu a execução da pena aplicada ao agente da PSP Manuel Morais por ter chamado "aberração" a André Ventura, noticia esta quinta-feira o Público, adiantando que, com esta decisão, será reposto ao agente o salário que lhe foi descontado, referente aos dez dias de suspensão. 

Recorrendo às redes sociais, Ana Gomes elogiou a decisão do ministro que tem estado debaixo de fogo, sobretudo desde o caso do cidadão ucraniano morto nas instalações do SEF. 

"No meio de tanta crítica ao MAI, é justo que se registe aqui um 'Cabrita bem'", escreveu a socialista. 

Recorde-se que pena ao agente do Corpo do Intervenção da Polícia de Segurança Pública foi aplicada pelo comandante da Unidade Especial de Polícia, tendo Manuel Morais recorrido da pena disciplinar, o que foi indeferido pelo diretor nacional da PSP, Magina da Silva.

O agente cumpriu os 10 dias de  suspensão no início de março deste ano. Em causa estava uma publicação na rede social de Facebook, em junho de 2020, em que Manuel Morais, que denunciou a existência de racismos na PSP e ativista antirracismo, utilizou expressões consideradas insultuosas ao referir-se ao deputado do Chega André Ventura. Na publicação, que o agente acabou por apagar, Manuel Morais escreveu: "Decapitem estes racistas nauseabundos que não merecem a água que bebem", referindo-se ao deputado como "aberração".  

Manuel Morais justificou à PSP que "em momento algum quis ofender ou decapitar alguém no verdadeiro sentido da palavra", mas sim  "transmitir que é necessário decapitar as ideias racistas que prejudicam a sociedade em geral". Além disso, explicou que "não se queria referir em concreto à pessoa André Ventura, mas sim a muitas ideias que o mesmo já expressou publicamente". 

Segundo o Público, na decisão tomada o ministro sublinha que agente procurou reparar o mal-entendido.

A pena disciplinar aplicada pela PSP a Manuel Morais, ex-vice-presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) e que em 2019 saiu do maior sindicato da PSP por ter denunciado o racismo nesta força de segurança, foi alvo de críticas, nomeadamente do PCP, que chegou a levar a inspetora-geral da Administração Interna ao Parlamento para explicar os critérios de ação disciplinar nesta polícia. 

Leia Também: Marques Mendes garante que Cabrita sairá do Governo após as autárquicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório