Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

"Não é um lapso". Deputado pede "tolerância zero" ao racismo

Socialista Tiago Barbosa Ribeiro observa que o racismo "tem vindo a ganhar crescente conforto para se mostrar no espaço público, no debate político, nas colunas de opinião".

"Não é um lapso". Deputado pede "tolerância zero" ao racismo
Notícias ao Minuto

19:42 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto

Política PS

O deputado Tiago Barbosa Ribeiro afirmou, numa publicação feita no Twitter, que "o racismo não é um 'lapso'", numa alusão implícita à notícia com insulto à socialista Romualda Fernandes. 

O racismo "é uma visão abjecta de desigualdade e violência baseada na cor da pele que tem vindo a ganhar crescente conforto para se mostrar no espaço público, no debate político, nas colunas de opinião", acrescentou o socialista. 

O parlamentar, que é também presidente da concelhia do PS do Porto, pediu "tolerância zero" ao racismo. 

De recordar que a direção do Grupo Parlamentar do PS manifestou veemente repúdio por uma notícia da agência Lusa, na qual se identificava a deputada socialista Romualda Fernandes de forma "absolutamente inqualificável".

Na sequência do ocorrido, a Lusa lamentou o "erro" da notícia em que uma deputada do Partido Socialista foi identificada "de modo inaceitável, contra todas as regras éticas e profissionais". E acrescentou que vai "proceder a uma investigação sobre o que aconteceu".

Já hoje, em consequência da situação, o editor de Política da agência apresentou a demissão que foi aceite pela direção de informação.

Os jornalistas da Lusa repudiam o "insulto" feito à deputada socialista e  "distanciam-se" deste tipo de discriminação, que é "uma afronta à dignidade" e que "viola claramente o Código Deontológico dos Jornalistas". Fazem-no através de uma carta, redigida pelo jornalista da Lusa na Guiné-Bissau, Mussá Baldé.

Leia Também: Presidente Marcelo condena "lamentável notícia" da agência Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório