Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Direitos sociais? "Estamos em boas condições de sair com compromisso"

Decorre no Porto a Cimeira Social com a presença de 25 dos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia. "Sabemos que nas duas últimas décadas as desigualdades têm minado a Democracia", considerou António Costa.

Direitos sociais? "Estamos em boas condições de sair com compromisso"
Notícias ao Minuto

13:55 - 07/05/21 por Notícias ao Minuto

Política António Costa

António Costa está esta sexta-feira no Porto onde decorre a Cimeira Social com a presença de 25 dos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia reunidos para definir a agenda social da Europa para a próxima década. Em declarações aos jornalistas, ao início da tarde, o primeiro-ministro começou por salientar que é um "excelente sinal" que em condições difíceis derivadas da pandemia "ter podido juntar a generalidade dos líderes europeus, mas também os sindicais e os da instituições dos empregadores e das sociedades civis"

"Acho que estamos em boas condições de sair daqui com um compromisso de apoio à execução do plano de ação dos direitos sociais", apontou em seguida, acrescentando que tal "é muito importante". 

O chefe do Governo português recordou que "em 2017 conseguimos proclamar vinte princípios gerais, mas agora é preciso por os princípios gerais em ação". "Fazê-los chegar diretamente à vida de cada uma das europeias e dos europeus e é esse o objetivo do plano de ação. Havendo este apoio de todos os parceiros sociais e das instituições à execução do plano, é uma excelente garantia e espero que amanhã o Conselho dê o passo seguinte", frisou António Costa. 

"Sabemos que nas duas últimas décadas as desigualdades têm minado a Democracia" e ao longo deste ano "vimos bem a importância que um forte Estado Social" tem em "situações dramáticas", referiu ainda em ligação à pandemia da Covid-19 que tem assolado a Europa e o mundo.

Nas palavras do líder português "também sabemos que para se concretizar a dupla transição climática e digital precisamos de garantir qualificações que permitam ter mais e melhores empregos, investimento às empresas e proteção social para que ninguém seja deixado para trás". 

"Termos conseguido por o pilar social no centro do debate europeu é, creio, um passo muito importante", terminou, não sem destacar que "o plano de ação não é o fim da linha", mas sim uma "folha de rota". 

O primeiro-ministro teve hoje um almoço de trabalho com os presidentes do Parlamento Europeu, da Comissão e do Conselho Europeu, encontro que aconteceu imediatamente antes do início formal da Cimeira Social do Porto.

António Costa divulgou este almoço de trabalho com David Sassoli, Ursula Von der Leyen e Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter, dizendo que se destinou a "ultimar detalhes para os trabalhos desta tarde na Cimeira Social".

[Notícia atualizada às 14h09]

Leia Também: Costa teve almoço de trabalho com Sassoli, Von der Leyen e Charles Michel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório