Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

PSD recomenda ao Governo valorização remuneratória da PSP e GNR

Grupo Parlamentar entregou um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que tome medidas para a valorização remuneratória das carreiras na GNR e PSP.

PSD recomenda ao Governo valorização remuneratória da PSP e GNR

O Grupo Parlamentar do PSD entregou, sexta-feira, um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que tome medidas para a valorização remuneratória das carreiras da GNR e da PSP, anunciou hoje o partido.

No documento, o PSD refere que "a realidade atual de estagnação salarial e de baixo salário na categoria de ingresso nas Forças de Segurança, designadamente na PSP e na GNR, para além de provocar um generalizado descontentamento e desmotivação nos profissionais que já integram estas forças, são elementos determinantes que se têm de inverter no sentido de atrair mais jovens e promover o desejável rejuvenescimento das nossas polícias".

Os deputados do PSD lembram que, em novembro, pela primeira vez, não foi possível preencher todas as vagas do concurso de recrutamento da PSP, o que preocupou a direção nacional da PSP.

Para os social-democratas, "a falta de elementos na PSP e na GNR e um efetivo envelhecimento dos seus corpos tem sido reconhecido como um dos principais problemas das forças de segurança, a par de uma evidente degradação salarial, fruto de diversos fatores, muitas vezes externos, que provocaram a sua estagnação e desvalorização ao longo dos anos, agravados pelo facto destes agentes estarem muitas vezes geograficamente deslocados das suas residências e dos respetivos agregados, o que agrava os seus custos de vida".

Os salários da PSP e GNR, nos escalões de início de carreira, estão praticamente congelados ou "estagnados" há mais de uma década e cada vez mais próximos da Remuneração Mínima Mensal Garantida (RMMG), sendo a atual diferença, em 2021, de pouco mais de uma centena de euros

O PSD sublinha ainda que nem a PSP, nem a GNR, obtiveram aumentos salariais entre 2010 e 2019, ao passo que o RMMG aumentou.

"Entendemos que a valorização remuneratória da função policial é crucial para a captação de novos elementos e para promover o tão necessário rejuvenescimento do efetivo das nossas forças de segurança", lê-se ainda no projeto de resolução. "Na prossecução do interesse público e tendo em conta a missão fundamental que as forças segurança desempenham na nossa sociedade, o PSD considera que o Governo deve promover a valorização salarial das carreiras da PSP e da GNR, atendendo em especial à posição remuneratória de ingresso."

Leia Também: 110.º aniversário. Marcelo assinala "espírito de bem servir" da GNR

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório