Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Deputada Fabíola Cardoso é a candidata do BE à Câmara de Santarém

A deputada Fabíola Cardoso é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Santarém nas eleições autárquicas deste ano, anunciou hoje o partido.

Deputada Fabíola Cardoso é a candidata do BE à Câmara de Santarém
Notícias ao Minuto

14:26 - 03/05/21 por Lusa

Política Autárquicas

Em comunicado, o BE afirma que os nomes que encabeçam as listas do BE à Câmara e à Assembleia Municipal de Santarém, Fabíola Cardoso e Vítor Franco, respetivamente, foram aprovados pela Assembleia de Aderentes do Bloco de Esquerda de Santarém.

Fabíola Cardoso é atualmente deputada eleita para a Assembleia da República, "onde tem sido uma voz fortemente interventiva, principalmente nas Comissões de Assuntos Europeus, de Agricultura e Mar e de Ambiente e Ordenamento do Território", na qual tem "apresentado, defendido e feito aprovar propostas legislativas de interesse local e impacto nacional, nomeadamente sobre o rio Tejo e a Linha Ferroviária do Norte", lê-se na mesma nota.

Professora de Biologia e Geologia, Fabíola Cardoso, 47 anos, "destacou-se enquanto cidadã nos movimentos cívicos LGBT, na defesa da escola pública e do ambiente", acrescenta, lembrando ainda as "iniciativas para apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos e filhas", entre outras.

Vítor Franco, eletricista de profissão, atualmente deputado municipal, "conhecido pelo seu ativismo sindical, social, cultural e desportivo na região", além de liderar a lista à Assembleia Municipal, será o número dois da lista à Câmara, afirma o partido.

A decisão da concelhia será ainda objeto de ratificação pela Distrital do BE, acrescenta.

O executivo municipal escalabitano é liderado por Ricardo Gonçalves (PSD), que vai recandidatar-se a um terceiro mandato autárquico, tendo o PS apresentado já a candidatura do atual deputado Manuel Afonso e o Chega anunciado a candidatura do médico veterinário Pedro Frazão.

O PSD obteve 43,2% dos votos nas eleições autárquicas de 2017, elegendo cinco dos quatro elementos do executivo municipal, ocupando o PS (34,1%) os restantes lugares.

A CDU teve 7,6% dos votos, o CDS 5,4% e o BE 4,1%, num concelho que em 2017 tinha 51.718 eleitores inscritos.

A lei determina que as eleições autárquicas decorram entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Leia Também: Viana do Alentejo. Luís Miguel Duarte volta a liderar candidatura da CDU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório