Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PAN denuncia à GNR armadilhas de caça ilegais em Paredes

O PAN - Pessoas - Animais - Natureza denunciou à GNR e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas a alegada presença de armadilhas de caça ilegais no concelho de Paredes, distrito do Porto, informou hoje.

PAN denuncia à GNR armadilhas de caça ilegais em Paredes
Notícias ao Minuto

17:50 - 30/04/21 por Lusa

Política Animais

"Recentemente, e segundo relatos de cidadãs e cidadãos que o PAN tem recebido, três cães ficaram presos nestas armadilhas, sendo que um desses esteve cinco semanas em sofrimento constante até receber auxílio por parte de munícipes, tendo sido mesmo necessária a amputação da pata ferida", lê-se num comunicado do partido.

A situação tem ocorrido na freguesia de Aguiar de Sousa, no sul do concelho de Paredes.

Segundo o PAN, "as armadilhas em questão, de laço em arame, são habitualmente usadas para a caça ao Javali, entre outros animais, mesmo quando consideradas ilegais, não sendo meios de caça admissíveis nos termos da legislação em vigor".

Acresce, refere Nuno Pires, da Comissão Política Distrital do Porto, "que estas armadilhas constituem um perigo iminente para as pessoas e outros animais que por ali passam, como têm mostrado os casos recorrentes na região e relatados por munícipes".

"É urgente garantir a devida fiscalização e apuramento das responsabilidades, também por forma a evitar futuras situações idênticas, bem como sensibilizar a população para o não abandono dos animais de companhia, um dos problemas ainda recorrentes nestas zonas de serra", defende o dirigente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório