Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Políticos enaltecem "entusiasmo" de Almeida Henriques sobre Viseu

O presidente da Assembleia Municipal de Viseu e Pedro Santana Lopes enalteceram hoje a "visão política" de António Almeida Henriques e o "entusiasmo" e "defesa e afirmação" da cidade de Viseu, em notas de pesar enviadas à agência Lusa.

Políticos enaltecem "entusiasmo" de Almeida Henriques sobre Viseu
Notícias ao Minuto

21:09 - 04/04/21 por Lusa

Política Óbito

"Homem público de excecional valor e visão, com uma intensa e profícua atividade política, que presidiu a esta Assembleia Municipal entre 2002 e 2013, será sempre recordado pela luta contínua que mantinha pela defesa e afirmação de Viseu no contexto regional e nacional", escreve o presidente da Assembleia Municipal de Viseu.

José Mota Faria acrescenta ainda que a Viseu a que António Almeida Henriques chamava "a sua "Cidade Região" que tanto amava" é uma "Viseu que nunca esqueceu, nas inúmeras e prestigiantes funções públicas que desempenhou ao serviço de Portugal".

"O presidente António Almeida Henriques é um exemplo e uma referência enquanto autarca na defesa das suas convicções e dos superiores interesses de Viseu. Partiu, mas viverá sempre na memória dos viseenses através da sua obra e do legado que permanecerá sempre connosco", escreve.

Na nota de pesar enviada à agência Lusa, Mota Faria assume a "grande consternação e tristeza" sentidas na instituição a que preside e apresenta as "sentidas condolências e solidariedade" à família, "que era o seu orgulho e a sua paixão".

Sentimentos que Pedro Santana Lopes partilha na nota, em que destaca a "pessoa muito inteligente e culta" que era António Almeida Henriques, que "tinha uma visão para a sua cidade de que sempre falou com entusiasmo".

"Há tempo que não falávamos, mas recordo o empenho na Cultura, no Aeródromo e o que proporcionava e nas inovações tecnológicas que permitam a Viseu ser, cada vez mais, uma Smart City", escreveu o ex-primeiro-ministro.

"Sei das polémicas que não me interessam, muito menos nesta hora. Quem faz, tem sempre detratores. O que conta é que partiu e teve de deixar muito cedo a família, os amigos, a sua cidade e o trabalho a que se devotou", destacou Santana Lopes.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva (distrito de Viseu), José Morgado, escreveu na página oficial da autarquia um "voto de pesar" onde "manifesta profundo pesar pelo falecimento do presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, e endereça as mais sinceras condolências à família, autarcas e viseenses".

António Almeida Henriques, morreu hoje aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Militante social-democrata desde a década de 1980, era ainda vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), presidente da secção de 'Smart Cities' (Cidades Inteligentes) da ANMP e presidente do Conselho-Geral da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL).

Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.

Participou também no Governo PSD/CDS-PP liderado por Passos Coelho e Paulo Portas como secretário de Estado-Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, entre 2011 e 2013.

O autarca social-democrata foi diagnosticado com covid-19 no início de março, altura em que foi internado no Hospital de São Teotónio, em Viseu.

A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal a partir de hoje.

Leia Também: Almeida Henriques: Cortejo fúnebre nas principais ruas da cidade de Viseu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório