Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Um ano de confinamento. "É com solidariedade que vamos derrotar a crise"

Catarina Martins publicou, esta sexta-feira, um vídeo onde versa sobre o facto de se marcar um ano que Portugal entrou em confinamento pela primeira vez. Para a coordenadora do BE, este foi um ano "muito longo" e "muito difícil".

Um ano de confinamento. "É com solidariedade que vamos derrotar a crise"
Notícias ao Minuto

10:33 - 12/03/21 por Notícias ao Minuto

Política Catarina Martins

Catarina Martins publicou, na manhã desta sexta-feira, uma mensagem de alento para os portugueses, marcando que "faz um ano que Portugal entrou, pela primeira vez, em confinamento". Para a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), "este ano foi muito longo" e "muito difícil", onde "passámos por momentos muito complicados, sem o conforto do abraço, do encontro".

Sublinhando que à pandemia sanitária, se juntou uma "pandemia social, com os salários cortados, setores da economia que não funcionam, o teletrabalho, as escolas fechadas, as horas insuportavelmente longas", Catarina Martins destacou que, "ao longo deste ano, também tivemos a coragem e a força de quem trabalhou incansavelmente". 

"De quem organizou todo o país, de quem levou solidariedade à porta do vizinho", frisou, acrescentando que "é com essa força que encaramos o que aí vem". "É essa força que transportamos".

A mensagem da coordenadora do BE pede ainda "exigência de justiça na resposta à crise", porque "é com a solidariedade que vamos derrotar a crise".

De recordar que António Costa apresentou ontem, como prometido, o plano de desconfinamento que Portugal vai seguir no âmbito da pandemia da Covid-19. Este tem quatro 'datas chave' - 15 de março, 5 de abril, 19 de abril, e 3 de maio -, mas o cumprimento do calendário está sujeito a avaliação quinzenal.

Nestas datas, e a "conta-gotas", tal como referiu por diversas vezes o primeiro-ministro, vão abrindo vários setores, incluindo escolas. Até à Páscoa, mantém-se o dever geral de confinamento como tem vigorado. 

Tudo sobre como desconfinar. Datas e medidas do plano a "conta-gotas"

Leia Também: Catarina Martins elogia discurso de defesa da democracia de Marcelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório