Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Maioria de vistos gold "aumentou especulação imobiliária"

Pedro Filipe Soares partilha os "números da vergonha" e defende que dos vistos gold atribuídos em oito anos só 17 tiveram como objetivo criação de postos de trabalho.

Maioria de vistos gold "aumentou especulação imobiliária"
Notícias ao Minuto

12:52 - 11/03/21 por Filipa Matias Pereira

Política Vistos gold

Pedro Filipe Soares partilha, esta quinta-feira, os "números da vergonha" dos Vistos Gold. 

Numa publicação na rede social Twitter, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda refere que, "em oito anos, foram atribuídos 9.544 vistos gold que serviram quase na totalidade para aumentar a especulação imobiliária". 

Para lá disso, acrescenta o parlamentar que "apenas 17 foram com o objetivo de criação de postos de trabalho".

Perante estes números, o bloquista questiona: "É preciso explicar mais porque é preciso acabar com os Vistos Gold?".

Recorde-se que o BE vai pedir a apreciação parlamentar do decreto-lei do Governo que altera os vistos gold, considerando que este diploma tem recuos sem mudar "quase nada", e insiste na necessidade de revogar definitivamente este regime.

À agência Lusa, a deputada do BE Maria Manuel Rola explicou na quarta-feira os motivos que levaram o partido a avançar com este pedido de apreciação parlamentar ao diploma do Governo de 12 de fevereiro, que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, no qual está inserida a figura de autorização de residência para atividade de investimento, os chamados vistos gold.

"Nós pedimos a apreciação deste decreto mantendo a nossa posição relativamente ao regime e proporemos precisamente o fim dos vistos gold principalmente numa altura em que estamos a entrar num novo ciclo problemático, com uma crise económica e social, em que a crise da habitação está no seu expoente total e é preciso frear a especulação imobiliária em Portugal", justificou.

Leia Também: Vistos gold: BE pede apreciação parlamentar das alterações e pede fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório