Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Tudo farei para convergir com políticas de interesse nacional"

Rui Moreira assegurou esta terça-feira a Marcelo Rebelo de Sousa, no dia em que inicia o segundo mandato, que enquanto for presidente da câmara, tudo fará para convergir com as verdadeiras políticas de interesse nacional".

"Tudo farei para convergir com políticas de interesse nacional"
Notícias ao Minuto

15:55 - 09/03/21 por Melissa Lopes

Política Porto

Ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa, na Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira assinalou, esta terça-feira, que volvidos cinco anos os dois ali se encontram "com o mesmo simbolismo" na cerimónia ecuménica, apesar das "circunstâncias absolutamente atípicas", dando assim as "boas vindas" ao chefe de Estado, que tomou hoje posse.

"O facto de aqui se realizar esta cerimónia ecuménica enche-me de orgulho", sublinhou o autarca, frisando que o "o Porto é uma cidade de tolerância, é uma cidade que acolhe e abriga inúmeros cidadãos, de diversas raças, credos e opiniões políticas". "O Porto", acrescentou, "é uma cidade liberal que sempre soube viver com a diferença, com aqueles que nos visitam, com aqueles que nos escolhem para aqui fazerem as suas vidas".

Assim, confessou: "É com grande regozijo que vejo, em frente a nós, os representantes de tantas perspetivas do mundo, independentemente das diferenças que carregam, são todos defensores do bem, da compreensão, da paz, da compaixão e do amor. São todos promotores daquilo que torna o homem especial. Obrigado, senhor Presidente por este momento que nos proporciona".

Mais adiante, Rui Moreira desejou a Marcelo "as maiores felicidades" neste novo mandato, deixando-lhe uma "certeza": "Enquanto for presidente da Câmara, tudo farei para convergir com as verdadeiras políticas de interesse nacional, como a redução da pobreza e da desigualdade".

"Hoje é um bom dia para se retomar essa esperança", salientou Rui Moreira, elencando um texto de José Tolentino Mendonça para complementar a menção a Sophia de Mello Breyner Anderson feita pelo Presidente da República no discurso de tomada de posse.

"Precisamos de olhar para a espiritualidade como uma arte integral de ser. Observamos muitas vezes em nós próprios um analfabetismo perante as expressões fundamentais da vida. Até temos certezas, até praticamos, até sabemos, mas há momentos da vida que nos deixam sem palavras, que nos fazem sentir sem apoio: uma doença, um incidente, uma crise, ou então uma grande alegria, um grande encontro", parafraseou o autarca.

Marcelo Rebelo de Sousa está na tarde desta terça-feira no Porto, onde teve um encontro com o presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, antes de ter presidir a uma cerimónia ecuménica com representantes de várias confissões religiosas presentes em Portugal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório