Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Ana Gomes destaca mérito artístico e de cidadania de Carlos do Carmo

A candidata presidencial Ana Gomes destacou hoje as qualidades de Carlos do Carmo como "homem das Artes e Cultura e como Cidadão" em reação à notícia da morte do fadista, ocorrida na última madrugada, em Lisboa.

Ana Gomes destaca mérito artístico e de cidadania de Carlos do Carmo
Notícias ao Minuto

15:12 - 01/01/21 por Lusa

Política Óbito

Numa publicação na rede social Twitter, Ana Gomes começou por escrever "RIP, querido Carlos do Carmo!" antes de avançar para os elogios ao artista que faleceu aos 81 anos no Hospital Santa Maria.

"Triste, acordamos neste primeiro dia de 2021 com a notícia da morte deste grande e único cantor!", expressou a ex-eurodeputada socialista e candidata à eleição de 24 de janeiro.

E terminou a publicação com um desejo: "que a sua militância como fadista, homem das Artes e Cultura e como Cidadão (com C maiúsculo) nos inspire para os desafios que este ano novo nos trará!".

Carlos do Carmo morreu hoje, aos 81 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Nascido em Lisboa, em 21 de dezembro de 1939, era filho da fadista Lucília do Carmo e do livreiro Alfredo Almeida, proprietários da casa de fados O Faia, onde começou a cantar, até iniciar a carreira artística em 1964.

Vencedor do Grammy Latino de Carreira, que recebeu em 2014, entre outros galardões, o seu percurso passou pelos principais palcos mundiais, do Olympia, em Paris, à Ópera de Frankfurt, na Alemanha, do 'Canecão', no Rio de Janeiro, ao Royal Albert Hall, em Londres.

O cantor despediu-se dos palcos em 09 de novembro de 2019, com um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A publicação do seu derradeiro álbum, "E Ainda?", prevista para o passado mês de novembro, foi anunciada hoje, para este ano, pela discográfica Universal Music.

O Governo decretou um dia de luto nacional para segunda-feira, pela morte de Carlos do Carmo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório