Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ribeiro Telles: Bancada do PS salienta defesa intransigente da democracia

O Grupo Parlamentar do PS considerou hoje que Gonçalo Ribeiro Telles se assumiu ao longo da sua vida, que foi dedicada à arquitetura, como um "intransigente" defensor dos valores da democracia e da liberdade.

Ribeiro Telles: Bancada do PS salienta defesa intransigente da democracia
Notícias ao Minuto

18:53 - 11/11/20 por Lusa

Política Ribeiro Telles

Gonçalo Pereira Ribeiro Telles, figura pioneira da arquitetura paisagista em Portugal, morreu hoje à tarde, na sua casa, em Lisboa.

Em comunicado, o Grupo Parlamentar do PS associa-se ao pesar pelo falecimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, fundador do PPM (Partido Popular Democrático), destacando a sua "vida dedicada à arquitetura, ao paisagismo e à ecologia".

"Foi também deputado à Assembleia da República em 1979 e 1983. Regressa ao parlamento em 1985, como deputado independente eleito nas listas do PS. Sendo monárquico convicto, primou sempre pela defesa intransigente dos valores da democracia e da liberdade", refere-se no mesmo texto.

A bancada do PS lembra depois que, durante o Estado Novo, Gonçalo Ribeiro Telles apoiou a candidatura presidencial de Humberto Delgado em 1958 e, mais tarde, em 1969, integrou, com a Comissão Eleitoral Monárquica, as listas às eleições da Ação Socialista Portuguesa, liderada por Mário Soares.

"Mais recentemente, apoiou as candidaturas de António Costa à Câmara de Lisboa em 2009 e 2013. Gonçalo Ribeiro Telles será sempre recordado como uma referência incontornável da arquitetura paisagista portuguesa, da cultura e também da defesa dos valores e princípios ambientais", acrescenta-se na mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório