Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

BE diz que ETAR com 10 anos no concelho do Fundão nunca funcionou

O Bloco de Esquerda (BE) denunciou hoje que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Enxames, no concelho do Fundão, nunca funcionou, apesar de ter sido construída há 10 anos e de ter custado mais de 900 mil euros.

BE diz que ETAR com 10 anos no concelho do Fundão nunca funcionou

"O Núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda realizou uma visita à ETAR e comprovou que a infraestrutura está praticamente abandonada sem ter sido ainda sequer utilizada", afirma aquela estrutura partidária do distrito de Castelo Branco, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O BE especifica que está em causa um investimento de 981.372 euros - 834.166 euros financiados pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional -, "feito para nada", uma vez que, "em 70% do território" as condutas de saneamento não estão ligadas às habitações, mesmo tendo sido feitas.

O BE dá ainda conhecimento de que reuniu com o executivo da Junta de Freguesia dos Enxames, que deu conhecimento de que a autarquia se comprometeu a completar a obra da ETAR até ao final do ano.

"Ou seja, finalmente pôr a funcionar uma infraestrutura, que nunca funcionou, construída há dez anos com fundos comunitários", é sublinhado.

Segundo o BE, nesta reunião, para além da preocupação com a ETAR, também foi abordada a questão da distribuição de água, "que sofre recorrentemente com sérios problemas de rebentamentos, pois são as condutas mais estreitas do que o normal".

Nesse ponto, os bloquistas deixam críticas à empresa responsável pelo serviço: "A Aquália, empresa responsável pelo serviço, mostra uma despreocupação, que não serve, claramente, a população dos Enxames. Seria importante requalificar estas condutas e a empresa comprometer-se pelo alcatroamento das vias depois das condutas feitas".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório