Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Rio destaca "resultado francamente positivo" do PSD nos Açores

Presidente do PSD reagiu aos resultados oficiais das eleições na Região Autónoma dos Açores. Partido "subiu 3% dos votos, subiu dois deputados regionais e afirmou-se ainda mais como a força política alternativa".

Rio destaca "resultado francamente positivo" do PSD nos Açores
Notícias ao Minuto

23:15 - 25/10/20 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Rio

Rui Rio realçou, na noite deste domingo, "o resultado francamente positivo que o PSD alcançou nos Açores" e o "resultado muitíssimo abaixo daquilo que eram as expectativas do PS" para estas eleições. O presidente do PSD sublinhou que "o PS perdeu a maioria absoluta" - e cinco deputados regionais - enquanto que os sociais-democratas "subiu 3% dos votos, subiu dois deputados regionais e afirmou-se ainda mais como a força política alternativa" na Região Autónoma.

"Há um notório desgaste do Governo regional, tal como aqui, no continente, há um notório desgaste do Governo nacional", apontou.

O líder do PSD frisou ainda o que disse serem as "condições muito, muito, muito difíceis" em que as eleições foram disputadas, recordando que o candidato José Manuel Bolieiro foi "eleito líder regional apenas em dezembro"

Também a pandemia trouxe dificuldade à campanha eleitoral, referiu Rio, acrescentando que isso "privilegia sempre quem está no poder".

Numa campanha, "contra métodos que eu próprio tive oportunidade de verificar nos Açores por diversas vezes, inclusivé agora na campanha eleitoral, métodos que o PS usa em que tira partido do poder público que exerce nos Açores e ameaça, inclusive, amedronta as pessoas, toda a gente se queixa disso. Bem sei que o voto é secreto, mas isto torna as coisas mais difíceis na Região Autónoma dos Açores", acusou.

E depois, atirou o social-democrata, "o PS, notando-se já em desespero de causa, a dois dias das eleições, ainda fez publicar uma notícia procurando difamar o doutor José Manuel Bolieiro".

De lembrar que o PS perdeu hoje a maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, só tendo conseguido eleger 25 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

Os socialistas governam a região desde 1996, mas apenas nas eleições realizadas em 2000 obteve maioria absoluta, renovada nos escrutínios de 2004, 2008, 2012 e 2019. Para alcançar a maioria absoluta o PS teria de ter pelo menos 29 dos 57 deputados do parlamento açoriano.

[Última atualização às 23h41]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório