Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

OE responde ao que o país precisa e "não faz sentido ser rejeitado"

O Governo entrega esta segunda-feira, na Assembleia da República, a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021.

OE responde ao que o país precisa e "não faz sentido ser rejeitado"
Notícias ao Minuto

16:55 - 12/10/20 por Sílvia Abreu

Política Duarte Cordeiro

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, falou hoje ao país para responder ao 'ultimato' do Bloco de Esquerda, que, no dia em que o Governo entrega a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 [OE2021], disse não ter "condições para viabilizar o documento".

"A nossa disponibilidade para continuar a dialogar é total, sendo claro que, do nosso lado, sentimos que foram feitas várias aproximações", clarificou Duarte Cordeiro, referindo que mensagem passada por Catarina Martins, esta segunda-feira, passou "uma ideia errada", uma vez que o Governo sente que fez "várias aproximações".

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares referiu ainda que o Executivo entende que este "Orçamento de Estado responde ao que o país precisa" e que "não faz sentido ser rejeitado".

Questionado sobre se a ameaça de chumbo do Bloco de Esquerda traz também a ameaça de crise política, Duarte Cordeiro diz que o Governo acredita que "hoje é um dia positivo", em que é apresentada uma proposta "com respostas para a vida das pessoas" e rejeita acreditar que não haverá "capacidade de entendimento", para salvaguardar essas mesmas respostas. 

"Acreditamos que [OE] tem tudo para passar na fase da generalidade"

Apesar do braço de ferro que está a marcar o dia da entrega da proposta de lei do OE2021, Duarte Cordeiro afirma que o Governo acredita que "é um orçamento que tem tudo para passar na fase da generalidade"

"Estamos a entregar um OE que contém, no nosso entender, um conjunto de respostas que consideramos essenciais às várias crises que vamos enfrentar e que contém também soluções que respondem a vários dos objetivos políticos que os partidos nos foram colocando no processo negocial", disse.

Recorde-se que a líder do Bloco de Esquerda disse hoje, numa entrevista concedida à Antena 1, que, com aquilo que é conhecido, o partido não tem condições para viabilizar o documento. 

"Com aquilo que se conhece neste momento, não creio que o Bloco de Esquerda tenha possibilidade de viabilizar o Orçamento do Estado, mas aguardo conhecer o documento, aguardo eventuais evoluções da parte do Governo e a direção do BE tomará essa decisão em devido tempo", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório