Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PAN quer criar unidade especial de salvação e resgate animal

Partido pretende "assegurar a existência de uma força de resgate, socorro e assistência a animais em áreas afetadas por acidente grave ou catástrofe".

PAN quer criar unidade especial de salvação e resgate animal
Notícias ao Minuto

16:00 - 15/09/20 por Notícias Ao Minuto

Política Animais

O PAN - Pessoas, Animais, Natureza quer criar uma unidade especial de salvação e resgate animal levando, para tal, a debate na Assembleia da República, na próxima quinta-feira, dia 17, um projeto de lei.

Com esta iniciativa, explica o partido numa nota de imprensa enviada às redações, "pretende-se assegurar a existência de uma força de resgate, socorro e assistência a animais em áreas afetadas por acidente grave ou catástrofe", sendo que a "composição e organização interna deverá integrar licenciados em Medicina Veterinária, licenciados em Engenharia Zootécnica e licenciados em enfermagem veterinária, assim como outros especialistas que se considerem pertinentes para o efeito".

Ressalva o PAN que esta ação tem também "objetivo de proceder à reformulação da estrutura da Proteção Civil, com a respetiva integração de médicos-veterinários municipais e ou ao serviço do município como agentes". 

"Por último, pretende-se ainda incluir nos planos de emergência de Proteção Civil orientações aplicáveis ao resgate, socorro e assistência de animais", termina a nota.

De recordar que, na sequência do incêndio do fim de semana de 18 e 19 de julho, que deflagrou no concelho de Valongo, mas que se propagou até à serra da Agrela, no concelho vizinho de Santo Tirso, no distrito do Porto, morreram sete dezenas e meia de animais instalados em abrigos ilegais e 190 foram resgatados com vida, tendo sido acolhidos por associações, particulares e canis municipais.

O suspeito de ter ateado o fogo ficou em prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório