Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Se houve escolas que esperaram pelo Governo, não estão em condições"

Rui Rio reiterou que o manual de novas regras para o regresso às aulas "veio tarde".

"Se houve escolas que esperaram pelo Governo, não estão em condições"
Notícias ao Minuto

12:53 - 07/09/20 por Noticias ao Minuto

Política Rui Rio

Rui Rio acusou, esta segunda-feira, o Governo de não ter dado tempo suficiente às escolas para estas planearem o ano letivo em tempos de pandemia

Recordando que o manual de novas regras para as escolas da Direção-Geral da Saúde (DGS) foi disponibilizado uma semana antes do regresso às aulas, o presidente do PSD considerou que só estarão em condições os estabelecimentos de ensino que se anteciparam ao Governo e trabalharam num plano que agora adaptarão com as novas diretrizes

"Se houve escolas que ficaram à espera do Governo e não começaram a trabalhar a tempo e horas, naturalmente que agora não estão em condições porque o Governo fez isto muito tarde", criticou o social-democrata, acrescentando que acredita que a "maior parte dos agrupamentos se antecipou". 

Em declarações aos jornalistas após visitar uma escola em Vila do Conde, Rui Rio afirmou que, ainda assim, o que mais o "preocupou foi a questão dos transportes". "O Governo devia pensar em acionar mecanismos com as autarquias - Câmaras Municipais e Juntas de Freguesisas - no sentido de encontrar formas de transportar as crianças em segurança porque, efetivamente, nos transportes públicos 'normais' é muito mais perigoso", argumentou. 

O líder partidário disse ainda que o Executivo de António Costa deveria olhar para a "falta de pessoal auxiliar" nas escolas e acusou o primeiro-ministro de não ter cumprido uma promessa: "O Governo disse que haveria computadores suficientes para que as aulas possam todas ser dadas online para todos os alunos que tenham de ficar em casa. Isso não aconteceu. Há uma falta grande de computadores e penso que não será só nesta escola". 

Rui Rio visitou durante a manhã de hoje a a Escola Secundária D. Afonso Sanches, em Vila do Conde, acompanhado pelos deputados do Grupo Parlamentar do PSD do Distrito do Porto, para compreender como estão a ser adotadas as novas medidas da DGS para as escolas na prevenção e combate à Covid-19, no âmbito do início do novo ano letivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório