Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Avante!. PCP garante que plano de contingência será divulgado ainda hoje

Nota foi publicada, esta segunda-feira, no site do partido.

Avante!. PCP garante que plano de contingência será divulgado ainda hoje
Notícias ao Minuto

10:27 - 31/08/20 por Notícias Ao Minuto

Política Avante!

O PCP, numa nota publicada, esta segunda-feira, no site do partido garante que o plano de contingência do Avante! será divulgado ainda hoje e sublinha que, no evento, "estão preenchidas condições de segurança iguais ou superiores àquelas que se dispõem na frequência das praias, nos numerosos espectáculos e festivais que se realizam pelo país".

"No seu conteúdo, o parecer [da DGS] traduz a tomada de conhecimento que na Festa do Avante! estão preenchidas condições de segurança iguais ou superiores aquelas que se dispõem na frequência das praias, nos numerosos espectáculos e festivais que se realizam pelo país ou simplesmente nas idas a centros comerciais. Sem prejuízo do registo de recomendações que se acolherão, em função da avaliação concreta do plano de contingência apresentado pelo PCP (que ainda hoje será divulgado), este preenche e respeita o conjunto de normas em vigor. Num quadro em que a garantia de protecção sanitária deve respeitar simultaneamente os direitos, liberdades e garantias constitucionalmente consagradas", lê-se no comunicado do PCP.

Apesar de a nota não especificar que medidas fazem parte do plano, o partido, que tem como líder Jerónimo de Sousa, queixa-se de que a "capacidade e lotação de recintos e espaços fixados [...] contrastam seja com os espetáculos que se estão a realizar no país" ou outras iniciativas, como as feiras do livro e a "peregrinação de agosto em Fátima com muitos milhares de participantes", e sublinha que o parecer da DGS "contém em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que tem estabelecido" para outros eventos.

Defende assim o PCP que "tem-se assistido a uma ação orquestrada e articulada a vários níveis, e que envolve transformar as estruturas administrativas sanitárias, a quem cabe pronunciar-se sobre questões de saúde, em entidades que introduzam discriminações”.

Quanto às críticas em relação à realização do Avante!, em tempo de pandemia da Covid-19, os comunistas garantem que estas "visam atacar o PCP" e "sobretudo abrir caminho à limitação do exercício de direitos e liberdades dos trabalhadores e do povo", falando em "gigantesca operação reaccionária" e numa "pulsão antidemocrática mal disfarçada".

O comunicado termina com os comunistas a defenderem que a festa do Avante! "é um acto responsável organizado com a máxima exigência de protecção que o PCP não descura e promove, é um contributo para afirmar o bem-estar, a saúde e a fruição da vida" e a pedirem aos militantes uma "resposta" à "ofensiva contra o PCP".

"A dimensão da ofensiva contra o PCP exige resposta. Uma resposta que deve ser assumida por cada um dos membros do Partido e de todos aqueles que prezam os valores democráticos, desde logo marcando presença na Festa e em particular no Comício de Domingo, fazendo dessa presença uma afirmação de liberdade e um acto de resistência e luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo", conclui o partido.

Recorde-se que Direção-Geral da Saúde (DGS) fez saber este domingo que entregou a versão final do parecer técnico sobre a realização da Festa do Avante!, durante a pandemia de Covid-19, remetendo a divulgação do seu conteúdo para o PCP, isto depois de o Presidente da República se ter manifestado preocupado com a indefinição de orientações. Entretanto, opresidente do PSD, Rui Rio, viria a classificar como "ridículo e inaceitável" o facto de a DGS não divulgar o parecer técnico sobre a realização do evento comunista, exigindo que o Governo socialista o fizesse.

Leia Também: Avante!. "A não divulgação do parecer é de uma incompetência absurda"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório