Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

DGS diz que entregou hoje parecer técnico sobre Festa do Avante!

Depois de Marcelo Rebelo de Sousa se ter mostrado preocupado pela demora da DGS em divulgar as regras sanitárias para a Festa do Avante!, a autoridade de saúde alega que a entrega do parecer técnico foi feita hoje e justificou que este é um "evento cuja análise é demorada e mais complexa do que os inúmeros eventos que a DGS tem analisado".

DGS diz que entregou hoje parecer técnico sobre Festa do Avante!
Notícias ao Minuto

20:47 - 30/08/20 por Filipa Matias Pereira

País Avante!

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou, ao início da noite deste domingo, que foi hoje entregue o "parecer técnico para a realização da habitual Festa do Avante, tal como estava previamente previsto". O conteúdo, porém, não será divulgado, à semelhança do que é habitual, "cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender". 

Em comunicado enviado às redações, a autoridade de saúde indica que foram "realizadas várias reuniões para adequar a organização do evento às medidas de Saúde Pública inerentes ao contexto da pandemia por COVID-19".

A entidade liderada por Graça Freitas destaca que "este é um evento com múltiplos espaços e a que se aplicam regras de áreas de restauração, eventos culturais e circulação de pessoas". Neste tipo de eventos, indica ainda, "é necessário que estejam assegurados todos os aspetos que permitam salvaguardar não só a saúde dos participantes, mas também da comunidade, como um todo, uma vez que, epidemiologicamente, cada evento comporta riscos". 

Frisa a DGS que este "é um evento cuja análise é demorada e mais complexa do que os inúmeros eventos analisados", considerando "a participação de cidadãos de várias gerações".

Recorde-se que, ao início da tarde deste domingo, o Presidente da República se mostrou preocupado porque, a cinco dias do início do Avante!, ainda não tinham sido divulgadas as regras sanitárias. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório