A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira apoiou as reivindicações dos técnicos de eventos, que se manifestaram ontem pacificamente para sensibilizar o Governo para a necessidade de medidas urgentes para o setor.
"Empatia e solidariedade total para com os técnicos e demais profissionais da cultura em Portugal", defendeu a ex-parlamentar do Livre, através de uma mensagem partilhada, esta terça-feira, nas redes sociais.
Joacine considerou ainda que a Cultura é "um sector maltratado por quem se esquece" que é, "historicamente, um sector de resistência e vanguarda". "Portanto, essencial à própria democracia", acrescentou.
Técnicos de som, técnicos de iluminação, técnicos de vídeo, 'riggers', 'stagehands', organizados pela Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE), manifestaram-se durante a noite de ontem, através de um 'vídeo mapping' reproduzido nas fachadas do Terreiro do Paço, em Lisboa.
Ainda ontem, contactado pela Lusa, o Ministério da Economia indicou que já tem uma proposta de orientações para o funcionamento do setor dos eventos, indicando que é "muito complexo" por envolver várias áreas de atividade.