Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Conselho Económico e Social. "É uma grande tarefa que temos pela frente"

Francisco Assis tomou posse esta manhã como presidente do Conselho Económico e Social. Em São Bento, o socialista prometeu a continuação da promoção do diálogo aberto com todas as forças políticas.

Conselho Económico e Social. "É uma grande tarefa que temos pela frente"
Notícias ao Minuto

13:00 - 16/07/20 por Mafalda Tello Silva

Política Francisco Assis

Francisco Assis assumiu, esta quinta-feira, que o Conselho Económico e Social (CES) tem nas mãos uma "grande tarefa" nos próximos tempos, tendo em conta a pandemia da Covid-19. 

No seu discurso de tomada de posse como o novo presidente do CES, o socialista começou por elogiar o trabalho realizado pelo antigo presidente daquele órgão, António Correia de Campos, e garantiu que irá prosseguir com "aquilo que bem tem sido feito".

Encarando o novo cargo com a "maior responsabilidade", Francisco Assis sublinhou que tem como prioridade promover "entendimentos", considerando que é "importante" projetar a própria vontade demonstrada pela Assembleia da República em impulsionar "consensos interpartidários sem prejuízo da afirmação de indentidade de cada grupo político".

"É importante que isto [promoção de acordos] se projete no plano econónimo e social", acrescentou. 

Mais, para o antigo dirigente do PS, esta abertura deve ter sempre presente dois aspetos essenciais, designadamente, "o crescimento da Economia e a salvaguarda da paz social". 

Apontando que estamos a viver num momento "quase de uma incerteza existencial que afeta toda a humanidade", Francisco Assis terminou a sua intervenção, no Salão Nobre do Parlamento, agradecendo a todos os deputados a confiança que lhe foi dada e reiterando o seu compromisso para com o hemiciclo de um diálogo "muito aberto" com todas as famílias políticas. 

O CES é um órgão constitucional de consulta e concertação social tendo por principais objectivos a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania, no âmbito de matérias socioeconómicas, sendo, por excelência, o espaço de diálogo entre o Governo, os Parceiros Sociais e restantes representantes da sociedade civil organizada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório