Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Será bom se a nacionalização da TAP se tiver tornado inevitável?"

Porfírio Silva, deputado do PS, escreveu sobre qual o seu ponto de vista quanto à situação que se vive na transportadora aérea.

"Será bom se a nacionalização da TAP se tiver tornado inevitável?"
Notícias ao Minuto

08:30 - 02/07/20 por Notícias Ao Minuto

Política Porfírio Silva

Porfírio Silva, deputado do PS, recorreu ao Facebook para deixar a sua opinião sobre a situação que se está atualmente a viver na transportadora aérea nacional. "Será bom se a nacionalização da TAP se tiver tornado inevitável?", questiona no 'título' da publicação. 

Começando por explicar a sua posição, Porfírio Sílva destaca que não tem "nenhum preconceito contra nacionalizações", acrescentando até pensar que "o país andou décadas a cometer o erro de pensar que as privatizações resolvem todos os problemas, quando às vezes até criam novos problemas".

Contudo, faz questão de salientar, que "também não vejo as nacionalizações como remédio santo para tudo".

Quanto à TAP propriamente dita, o deputado socialista é taxativo: "Um país com a nossa descontinuidade geográfica, e com a nossa diáspora, precisa de serviço público de transporte aéreo, não tenho disso dúvida. Mas uma empresa não presta bom serviço público só por ser estatal".

"Sem dúvida", prossegue, "tem acontecido muitas vezes que o Estado não consegue definir um modelo de gestão pública adequado às exigências de probidade do serviço público".

"Portanto, não sou por princípio contra nacionalizações, nem sou necessariamente sempre a favor de qualquer nacionalização. Coisa diferente é saber se a nacionalização da TAP não se tornou inevitável face às circunstâncias. Ora, aí, opino o seguinte: qualquer inevitabilidade é má. É sempre mau só dispôr de uma via. É sempre melhor ter opções", conclui no post. 

De recordar que, entre avanços e recuos, a ajuda do Estado à TAP continua em negociações, com o primeiro-ministro, António Costa, a mostrar-se disponível para uma resposta mais interventiva. Seja como for, há esperança num acordo com os privados, que pode ser alcançado ainda esta quinta-feira. 

Leia Também: TAP em 'stand-by'. Nacionalização está (ou não) perto de ser solução?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório