TAP em 'stand-by'. Nacionalização está (ou não) perto de ser solução?

O primeiro-ministro, António Costa, mostrou-se, esta quarta-feira, confiante num acordo com os privados, mas há informações contraditórias.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
01/07/2020 15:03 ‧ 01/07/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

TAP

As negociações na TAP continuam a decorrer, mas o desfecho ainda não é conhecido e as notícias que vão chegando são contraditórias. Se por um lado, se diz que a nacionalização está mais próxima, por outro também há confiança num acordo com os privados. 

Aliás, esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro, António Costa, disse que pode ser encontrada uma solução para a companhia aérea ainda hoje, mostrando-se confiante num acordo com os acionistas privados

O jornal Expresso adianta, porém, que as negociações entre as duas partes terão fracassado e, por isso, o despacho de nacionalização deverá ir a Conselho de Ministros já esta quinta-feira. Ainda assim, é deixada a salvaguarda de que o Governo mantém a porta aberta a uma solução caso seja tomada outra posição pelos privados. 

Por outro lado, o Jornal de Negócios revela que o empresário David Neeleman aceitou receber 55 milhões de euros para sair da Atlantic Gateway, dona de 45% da TAP, estando agora o acordo dependente da Azul, que tem de aceitar não converter o empréstimo obrigacionista de 90 milhões de euros em ações da companhia, mantendo-o até à maturidade.

Ainda esta quarta-feira, questionado sobre se o Governo deseja que o empresário David Neeleman saia da TAP, António Costa não respondeu e limitou-se a referir que não teve "oportunidade nas últimas horas de ter informações" sobre esta matéria.

Seja como for, garantiu o primeiro-ministro que a "TAP está a caminho de ter uma solução estável que assegure a Portugal manter a sua companhia, que é fundamental para a nossa continuidade territorial, para a nossa ligação ao mundo, para o desenvolvimento económico do país". 

Entretanto, o presidente do PS, Carlos César, disse, em declarações à TSF, que as próximas horas vão ser decisivas e defende que o Estado "não deve prolongar indefinidamente essas negociações".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas