Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

"Sistema político português tem sido exemplar" na resposta a "esta crise"

O primeiro-ministro António Costa sublinhou, esta sexta-feira, a unidade do sistema político português na luta contra a pandemia de Covid-19.

"Sistema político português tem sido exemplar" na resposta a "esta crise"
Notícias ao Minuto

17:33 - 22/05/20 por Filipa Matias Pereira

Política António Costa

António Costa visitou esta sexta-feira, juntamente com o Presidente da República, a empresa Flex2000, o hospital de campanha para doentes com Covid-19 em Ovar. Em declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro reiterou a necessidade de relançar a economia e enfatizou a união entre diversas "famílias políticas" na luta contra a pandemia.

"Se não foi a doença que deu cabo de nós, também não pode ser a cura. Como estamos nesta luta contra a Covid, temos de estar nesta luta pela economia e isso implica o esforço de todos", considerou o chefe de Governo.

Atirou ainda António Costa que esta "não é a altura para discutirmos se o copo está meio cheio ou meio vazio". É altura de "olhar para o copo e dizer: vamos lá encher o copo. Temos de arregaçar as mangas e encher o copo".

Considerando a visita à região de Ovar, onde houve a necessidade de aplicar temporariamente uma cerca sanitária, o primeiro-ministro deixou uma palavra de agradecimento "aos ovarenses pelo que passaram" e por se terem sacrificado "por todos nós".

Os agradecimentos foram ainda estendidos ao autarca da região. Salvador Malheiro "foi absolutamente exemplar". Considerando que o presidente da Câmara de Ovar foi eleito pelas listas do PSD, Costa aproveitou a oportunidade para enaltecer o facto de "o sistema político português ter sido exemplar" na forma como "tem enfrentado esta crise".

"Cada um tem a sua função, propostas, ideias", continuou, vincando ainda que "vivemos um Estado de Emergência  e a democracia não foi suspensa. "Entre a Assembleia da República onde ninguém tem maioria, entre um Presidente da República de uma família política, um Governo de outra família politica, presidentes de câmara de famílias politicas diferentes, a verdade é que todos soubemos trabalhar em conjunto". Este é, como entente o governante, "um fator de diferenciação no país no contexto internacional.

Mais ainda. António Costa mostrou-se orgulhoso porque ter visto as citações de Rui Rio, líder do principal partido da oposição, ser exaltado pela imprensa espanhola.

Já quanto ao facto de não ter estado presente no almoço de Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio desta sexta-feira, Costa foi perentório: "Convidar-me para um almoço em que não fui convidado é demais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório