Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo incomodou Centeno. Costa 'acalmou as hostes' e segurou o ministro

O ministro das Finanças não terá gostado da "ingerência" do Presidente da República na questão do Novo Banco, avança a TSF, e queria sair. Foi, aliás, com essa intenção que chegou na noite de ontem a São Bento, mas António Costa 'resolveu' e garantiu que, para já, Centeno vai continuar no Governo.

Marcelo incomodou Centeno. Costa 'acalmou as hostes' e segurou o ministro
Notícias ao Minuto

12:33 - 14/05/20 por Ana Lemos

Política Governo

Depois de uma quarta-feira agitada, com um debate aceso no Parlamento com o ministro das Finanças a explicar aos deputados que a injeção da semana passada no Fundo de Resolução já estava prevista no Orçamento do Estado para 2020", e de uma observação 'quente' do Presidente da República à margem da visita à Autoeuropa, o Governo esteve em vias de perder Mário Centeno.

A TSF avança, esta quinta-feira, que terá sido precisamente essa "ingerência" de Marcelo Rebelo de Sousa que desencadeou a polémica a que o país assistiu durante a tarde de ontem. O ministro não gostou das declarações do chefe de Estado e pediu uma reunião a António Costa. Mais, acrescenta a rádio, Centeno foi a São Bento decidido a apresentar demissão.

Valeu António Costa. O primeiro-ministro não só travou as intenções do ministro das Finanças como ligou ao Presidente Marcelo a esclarecer o "equívoco".

A rádio TSF revela ainda que, também Marcelo entendia ser "um absurdo" a saída do ministro das Finanças do Executivo no atual contexto de pandemia sanitária, e a pouco tempo de um Conselho Europeu decisivo e do fim do mandato no Eurogrupo. Uma demissão de Centeno abriria portas a ainda mais consequências com impacto económico e social no país.

Nesse sentido, e com a intenção de retomar a estabilidade, esta manhã, segundo apurou a TSF, o Presidente da República fez questão de ligar ao ministro das Finanças e esclarecer que as declarações que fez ontem sobre o Novo Banco resultaram de "um equívoco".

O plano entre Centeno e Costa que Marcelo 'estragou'

Na última terça-feira, dia 12, o ministro Mário Centeno foi entrevistado precisamente na rádio TSF, onde explicou a polémica transferência de 850 milhões para o Novo Banco - que Costa havia negado ter sido feita e que o levou mais tarde a um pedido de desculpas ao Bloco de Esquerda.

Mas antes, revela a rádio, Centeno terá acertado com Costa o que iria dizer e que essa explicação poderia deixar o primeiro-ministro numa posição complicada. Mas o plano era esse: deixar a 'poeira assentar' e Centeno responder aos deputados 'jogando o trunfo' do ataque ao PSD - o que se veio a verificar.

Acontece que, o Presidente da República acabou por estragar o plano com a resposta que deu sobre o Novo Banco, à margem da visita à Autoeuropa. E o que se seguiu foi Centeno a ficar 'na mira' e a pôr o lugar à disposição. Valeu o primeiro-ministro, que ainda tentou desviar as atenções do Novo Banco com a recandidatura de Marcelo, que no final da noite 'segurou' o ministro. Só não se sabe até quando...

Recomendados para si

;
Campo obrigatório