Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Abel Matos Santos demitiu-se da comissão executiva do CDS

Demissão foi entregue por carta ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, que já a aceitou.

Abel Matos Santos demitiu-se da comissão executiva do CDS
Notícias ao Minuto

19:05 - 04/02/20 por Melissa Lopes

Política CDS

Abel Matos Santos demitiu-se da comissão executiva do CDS. A notícia está a ser avançada pela RTP, que afirma que a demissão foi entregue por carta ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. Ao Notícias ao Minuto, o novo presidente do CDS confirma o pedido de demissão de Matos Santos, a qual já aceitou.  

A demissão do centrista acontece depois de terem vindo a público afirmações polémicas proferidas no Facebook entre 2012 e 2015.

Numa dessas afirmações, Abel Matos Santos apelidara de “agiota dos judeus” o cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides Sousa Mendes, que ajudou a salvar milhares de judeus durante a II Guerra Mundial. Noutras, elogiara Salazar e a PIDE

Apesar de a recém eleita direção ter desvalorizado a polémica numa primeira fase, as críticas persistiram, inclusivamente dentro do partido. Pires de Lima, recorde-se, chegou mesmo a desafiar o novo líder do CDS a retirar a confiança política a Matos Santos.

Na resposta, a comissão executiva defendeu, num comunicado emitido na sexta-feira , que o CDS  é “um partido humanista, personalista, profundamente tributário dos princípios democráticos, da obediência ao primado da dignidade da pessoa humana, da tolerância, e do respeito pelos povos”, onde “não há espaço para o racismo, para a xenofobia, para o anti-semitismo, para a intolerância ou para qualquer saudosismo de regimes que não assentem na liberdade”. Abel Matos Santos “é também um reflexo desse espírito”, lia-se na nota, que afirmava ainda que as declarações que vieram a público tinham apenas o objetivo de "prejudicar" o partido.

“Sobre as suas afirmações antigas [de Abel Matos Santos], algumas com mais de 10 anos, agora repristinadas apenas com o firme propósito de prejudicar todo o CDS, a forma pública como se distanciou do rótulo ignóbil que lhe quiseram colar é já clarificadora: a direcção do CDS regista a mensagem cristalina que dirigiu hoje pessoalmente à Comunidade Israelita de Lisboa, na qual reafirma o seu empenho em honrar a história do povo judeu e a memória dolorosa do Holocausto”, defendeu o partido liderado por Francisco Rodrigues dos Santos. 

Abel Matos Santos, recorde-se, é o rosto da Tendência Esperança em Movimento [TEM], movimento que fez oposição interna a Assunção Cristas. Concorreu à liderança do CDS, mas acabou por desistir da 'corrida' para apoiar aquele que viria a ser eleito presidente do partido. Viria depois a ser um dos escolhidos para integrar a comissão executiva do CDS, numa tentativa de agregar na direção as várias sensibilidades internas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório