PCP altera voto e viabiliza verbas para a FCT

O PCP alterou hoje o sentido de voto e viabilizou a proposta do PSD que atribui à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) uma exceção da utilização condicionada das suas dotações orçamentais.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
03/02/2020 22:49 ‧ 03/02/2020 por Lusa

Política

PCP

A mudança de abstenção para voto favorável foi anunciada pelo PCP depois de, em declarações à Lusa, o Sindicato Nacional do Ensino Superior ter acusado os deputados do PCP de usarem a ciência como "moeda de troca" ao absterem-se na votação da proposta.

A proposta do PSD para a descativação das verbas para a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) foi hoje chumbada no parlamento durante a discussão na especialidade das propostas de alteração do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na Comissão de Orçamento e Finanças. O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) apontou o dedo ao PCP, que se absteve, com o seu presidente, Gonçalo Velho a manifestar-se "chocado" e a considerar inaceitável a posição dos comunistas.

Na primeira votação da proposta de alteração ao OE2020 houve um empate - PSD, Bloco de Esquerda, PAN e Iniciativa Liberal votaram favoravelmente; PS contra e PCP absteve-se -- e a proposta voltou a ser votada. Como os resultados se repetiram, a proposta chumbou.

Horas depois, o PCP anunciou que pretendia alterar o sentido de voto, referindo que votava favoravelmente a medida.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas