Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Pelas regras antigas isto estava arrumadíssimo"

Rui Rio foi o vencedor das eleições internas que decorreram este sábado. Contudo, ao não conquistar maioria absoluta, o atual presidente do PSD defrontará novamente Luís Montenegro numa segunda volta, maracada para o próximo sábado.

"Pelas regras antigas isto estava arrumadíssimo"
Notícias ao Minuto

01:06 - 12/01/20 por Mafalda Tello Silva

Política PSD

Rui Rio foi o últimos dos três candidatos na corrida à liderança do partido social-democrata a reagir aos resultados desta noite eleitoral. O atual presidente do PSD afirmou que encara a sua vitória como "expressiva" e como "um fator de orgulho" e pediu ainda "mais um esforço" aos militantes alertando para a importância de se dirigirem, novamente, às urnas no próximo dia 18 de janeiro, para a segunda volta destas eleições internas. 

Na sede de campanha da candidatura no Porto, o ex-presidente da Câmara recordou que esta é primeira vez que se realiza uma segunda volta em eleições internas do partido. "Pelas regras antigas isto estava arrumadíssimo", disse num tom de brincadeira. 

Ainda assim, o dirigente olhou para esta vitória como uma um resultado "expressivo" e um fator de responsabilidade. 

"O facto de confiarem em mim acresce a minha responsabilidade", garantiu.

Ainda sobre a sua vitória, Rui Rio sublinhou que quem lhe confiou o voto o fez por convicção e não por interesse pessoal. "Não negociei um único lugar", sustentou, acrescentando que a mesma política será seguida "na segunda volta". 

Sobre os seus adversários, o presidente partidário revelou que já tinha recebido os parabéns tanto de Miguel Pinto Luz como de Luís Montenegro. 

"Até devia estar chateado com Pinto Luz, que me obrigou a ir a uma segunda volta, mas eu perdoou-lhe, não levo a mal", disse continuando com um discurso claramente bem-disposto.

Montenegro também não foi esquecido: "Depois de ganhar não conto com Miguel Pinto Luz e os seus apoiantes, conto com Miguel Pinto Luz e com o Luís Montenegro e com os seus apoiantes. Conto com todos, não só com aquele que não vai à segunda volta", afirmou o dirigente fazendo alusão às palavras do ex-líder parlamentar, que disse que contava apenas com Pinto Luz. Rui Rio não respondeu ao desafio deixado momentos antes por Montenegro, sobre a realização de um debate televisivo, durante a próxima semana.

O antigo autarca quis sublinhar que tem "desprendimento pelo poder", garantindo que se não tivesse ganho estaria "tudo bem" e que esta é uma característica que  quero "levar até ao fim", enquanto presidente do PSD.

O líder concluiu, recordando as suas três prioridades para o PSD: a vitória do partido nas autárquicas, a abertura da estrutura partidária à sociedade portuguesa e a promoção de uma oposição construtiva. "Servimos o país no Governo, mas também se server o país na oposição.", terminou. 

Rui Rio ganhou com 49,44% (15301 votos), Luís Montenegro alcançou 41,26% (12767 votos) e Miguel Pinto Luz arrecadou 9,3% (2878 votos). O responsável informou ainda que, dos 40604 militantes aptos a votar, apenas 31306 é que foram às urnas. Estas eleições ainda contaram com 219 votos em branco e 141 nulos. 

Estas foram as nonas eleições diretas no PSD, sendo que é a primeira vez que os sociais-democratas seguem para uma segunda volta, apesar de a regra ter sido inscrita nos estatutos há oito anos.

Os militantes são chamados ás urnas, novamente, no próximo sábado, dia 18 de janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório