Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Montenegro: "Quero fazer um convite a Rui Rio: Um debate televisivo"

Luís Montenegro, depois de garantir a ida à segunda volta nestas diretas do PSD, fez um discurso unificador para com todos os militantes mas não sem deixar um desafio ao seu adversário para o próximo fim de semana.

Montenegro: "Quero fazer um convite a Rui Rio: Um debate televisivo"
Notícias ao Minuto

00:12 - 12/01/20 por Anabela Sousa Dantas

Política PSD

Luís Montenegro foi o segundo candidato a líder do PSD a falar aos jornalistas, esta noite de sábado, depois de ficar decidida a segunda volta da auscultação social-democrata. O antigo líder parlamentar, sublinhe-se, ficou em segundo lugar com 41,26% dos votos, conseguindo adiar a decisão final para o próximo dia 18 de janeiro.

O candidato começou por "saudar os milhares de militantes do PSD" que participaram nestas diretas. "São eles o testemunho mais importante de que o PSD está vivo, está motivado e está preparado para o futuro", disse.

Num tom conciliador, Montenegro dirigiu uma saudação ao "companheiro Rui Rio": "Para mim, Rui Rio não é adversário, é um militante de quem divirjo na estratégia que quero para o futuro". No que diz respeito a Miguel Pinto Luz, o antigo líder parlamentar referiu que deu "um contributo muito positivo para esta eleição" e foi ainda mais longe: "Se eu for eleito líder do PSD, contarei com ele para os desafios políticos e partidários que teremos de enfrentar".

Sobre os resultados desta primeira volta das eleições internas: "Hoje foram mais os militantes que votaram na mudança do que os militantes que votaram na continuidade", adiantou, fazendo referência ao facto de Rui Rio ter falhado a maioria (49,44%).

"Vou disputar esta segunda volta com três grandes preocupações: unidade, clarificação e ambição", disse. Sobre a clarificação: "O meu verdadeiro adversário é António Costa e é o PS", indicou.

Antes de se despedir, deixou um desafio. "Quero fazer um convite a Rui Rio: um debate televisivo na próxima semana. É essencial para ajudar os militantes a tomar uma decisão final e não podemos fugir à responsabilidade de debater o futuro do PSD e, sobretudo, o futuro de Portugal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório