OE2020: PEV também se vai abster na votação na generalidade

José Luís Ferreira, do PEV, revelou esta quinta-feira, horas antes do debate no Parlamento, que o partido se vai abster na votação na generalidade do OE2020. Momentos antes, Bloco de Esquerda revelou que também votaria no mesmo sentido.

Notícia

© Global Imagens

Melissa Lopes
09/01/2020 11:34 ‧ 09/01/2020 por Melissa Lopes

Política

OE2020

"Os Verdes consideram que a tal continuidade deste OE não tem tanto a ver com o conteúdo mas com a forma como Governo continua a olhar para as contas do défice, agora com a agravante de estarmos perante um cenário de excedente orçamental", referiu o deputado do Partido Ecologista os Verdes, na conferência na qual revelou que o partido vai também abster-se na votação na generalidade. 

"Ou seja, havendo margem e disponibilidade financeira para uma real valorização dos salários e das pensões e para investir nos serviços públicos que continuam pelas ruas da amargura (...) a até para encarar o desafio ambiental, o PS prefere fazer bonito a Bruxelas em vez de dar resposta efectiva aos problemas reais do país". 

Ainda assim, e "reconhecendo que o OE2020 está longe de responder aos problemas mais graves do país e ao desafio climático, os Verdes vão abster-se na generalidade, dando assim uma oportunidade ao PS para refletir", revelou. 

José Luís Ferreira, à imagem do que dissera ontem o PCP, salvaguardou que "a abstenção na generalidade em nada compromete o sentido de voto dos Verdes no que diz respeito à votação final global".

Na quarta-feira, o PCP, primeiro, e o PAN, depois, anunciaram a sua abstenção na votação do Orçamento do Estado para 2020 na generalidade, e hoje o Bloco de Esquerda anunciou que também se irá abster - o que já assegurava a aprovação da proposta do Governo.

PCP, PAN, BE e PEV somam 35 deputados e com estas abstenções poderá haver, no máximo, 87 votos contra das restantes bancadas da oposição, pelo que os votos a favor dos 108 deputados do PS serão suficientes para aprovar a proposta do Governo na generalidade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas