OE2020: PEV também se vai abster na votação na generalidade

José Luís Ferreira, do PEV, revelou esta quinta-feira, horas antes do debate no Parlamento, que o partido se vai abster na votação na generalidade do OE2020. Momentos antes, Bloco de Esquerda revelou que também votaria no mesmo sentido.

Resultado da CDU não afeta pacto com PS para a viabilização do Governo

© Global Imagens

Melissa Lopes
09/01/2020 11:34 ‧ 09/01/2020 por Melissa Lopes

Política

OE2020

"Os Verdes consideram que a tal continuidade deste OE não tem tanto a ver com o conteúdo mas com a forma como Governo continua a olhar para as contas do défice, agora com a agravante de estarmos perante um cenário de excedente orçamental", referiu o deputado do Partido Ecologista os Verdes, na conferência na qual revelou que o partido vai também abster-se na votação na generalidade. 

"Ou seja, havendo margem e disponibilidade financeira para uma real valorização dos salários e das pensões e para investir nos serviços públicos que continuam pelas ruas da amargura (...) a até para encarar o desafio ambiental, o PS prefere fazer bonito a Bruxelas em vez de dar resposta efectiva aos problemas reais do país". 

Ainda assim, e "reconhecendo que o OE2020 está longe de responder aos problemas mais graves do país e ao desafio climático, os Verdes vão abster-se na generalidade, dando assim uma oportunidade ao PS para refletir", revelou. 

José Luís Ferreira, à imagem do que dissera ontem o PCP, salvaguardou que "a abstenção na generalidade em nada compromete o sentido de voto dos Verdes no que diz respeito à votação final global".

Na quarta-feira, o PCP, primeiro, e o PAN, depois, anunciaram a sua abstenção na votação do Orçamento do Estado para 2020 na generalidade, e hoje o Bloco de Esquerda anunciou que também se irá abster - o que já assegurava a aprovação da proposta do Governo.

PCP, PAN, BE e PEV somam 35 deputados e com estas abstenções poderá haver, no máximo, 87 votos contra das restantes bancadas da oposição, pelo que os votos a favor dos 108 deputados do PS serão suficientes para aprovar a proposta do Governo na generalidade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas