Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

CDS questiona Governo sobre violência contra profissionais de saúde

Ana Rita Bessa, deputada do CDS, questiona a ministra da Saúde sobre os casos reportados na última semana de agressões contra profissionais médicos.

CDS questiona Governo sobre violência contra profissionais de saúde

O CDS dirigiu uma série de perguntas à ministra da Saúde, Marta Temido, sobre as agressões contra profissionais de saúde, na sequência da agressão a um médico de 66 anos, na terça-feira, por parte de um paciente de 21 anos a quem tinha sido recusada uma baixa médica, no centro de Saúde de Moscavide, em Lisboa.

Recorde-se que este é o segundo caso de violência contra um médico em menos de uma semana. Antes, no passado dia 27, uma médica da urgência do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, foi agredida por um utente.

Numa comunicação assinada pela deputada Ana Rita Bessa, o partido centrista questiona o Governo sobre "que medidas específicas foram criadas, nos últimos seis meses, por forma a garantir a segurança" dos profissionais de saúde e quantas dessas medidas "resultaram do 'projeto inovador para combater a violência contra os profissionais de saúde', criado em conjunto entre o Ministério da Saúde e o Ministério das Finanças".

"Tal como foi anunciado, quantas 'ações de proximidade com a comunidade, formação, alterações na sinalética, alterações nos equipamentos e nos edifícios, botões de pânico ou campanhas de informação' estão em curso, ou já foram realizadas e onde?", questiona Ana Rita Bessa.

Os democratas-cristãos querem ainda saber, sobre o projeto supracitado, "que resultados concretos teve a aplicação no terreno".

Sublinhe-se que o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou esta quinta-feira mais um caso de agressão a um médico, instando a ministra da Saúde a criar condições de segurança para estes profissionais de modo a diminuírem o número de casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório