Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Aposta na ferrovia era das coisas importantes que tínhamos de fazer"

Coordenadora do Bloco de Esquerda está em Madrid para participar na Marcha Pelo Clima.

"Aposta na ferrovia era das coisas importantes que tínhamos de fazer"

Catarina Martins marca presença na Marcha do Clima, em Madrid, Espanha, e, em declarações à antena da RTP, considerou que "a COP é muito importante porque é o único momento multilateral entre todos os países para chegar a conclusões e obrigações para combater as alterações climáticas"

Contudo, considera a coordenadora do Bloco de Esquerda, "acontece que as COP não têm sido capazes de dar resposta e, portanto, o ativismo ambiental é essencial para fazer pressão sobre os governos para que haja compromissos sérios sobre as emissões e compromissos sérios sobre a alteração da economia para combater o aquecimento global". 

E há três grandes objetivos para esta cimeira: "que haja objetivos claros e vinculativos, metas para reduzir as emissões", "que não se fique pelo mercado de carbono" e "a defesa da floresta tropical". 

Quanto à posição portuguesa, a líder do BE garantiu que o seu partido "registou" que o "governo já aceitou encerrar mais cedo as centrais de carvão", mas registou também que o Governo "em vez de estar a fazer uma aposta na ferrovia está a alargar um aeroporto e a construir outro".

"A aposta na ferrovia era, seguramente, das coisas mais importantes que tínhamos defazer para lá da transição energética e de termos mais energia solar", concluiu Catarina Martins. 

Recorde-se que, esta tarde, na capital espanhola, vai ter lugar uma Marcha pelo Clima onde mais de 100 mil pessoas são esperadas nas ruas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório