Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2020
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

"IL junta-se aos partidos tauromáquicos PS, PSD, CDS e PCP"

PAN vai insistir na abolição das touradas durante a legislatura.

"IL junta-se aos partidos tauromáquicos PS, PSD, CDS e PCP"

O fim da tauromaquia em Portugal continua a ser uma bandeira do PAN, partido que voltará a trazer o tema à Casa da Democracia esta legislatura. Quando o assunto efetivamente voltar a ser discutido no Parlamento, André Silva já terá uma ideia de como se posicionará o estreante Iniciativa Liberal (IL).

Em entrevista ao jornal i, o deputado único da IL – e também candidato única à liderança do partido - questionou: “se as pessoas gostam de praticar e de ver a tauromaquia, por que há de o Estado proibir?”

“João Cotrim de Figueiredo, deputado da Iniciativa Liberal, a confirmar que o seu partido defende que a liberdade individual de acesso ao entretenimento se sobrepõe a questões éticas e civilizacionais”, comentou o porta-voz do PAN numa publicação feita no Facebook

“A IL junta se assim aos partidos tauromáquicos PS, PSD, CDS e PCP. Não trazem nada de novo”, rematou.

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, antes das eleições legislativas, o agora deputado da Iniciativa Liberal explicou que, sendo contrário a qualquer proibição ou obrigação, o partido entende que a abolição da tauromaquia deve ser deixada às autarquias,  esclarecendo ser a favor de o Estado deixar de financiar todas as atividades da tauromaquia. 

Em julho de 2018, recorde-se, o Parlamento chumbou o fim da abolição das touradas com os votos contra do PSD, CDS, PCP e PS (oito socialistas votaram, contudo, a favor e 12 abstiveram-se). Ao lado do PAN estiveram o Bloco de Esquerda (à exceção do deputado Carlos Matias) e os dois deputados do PEV. O principal argumento dos que se posicionaram contra esteve o respeito pela liberdade e pela tradição. 

“A brutalidade em Portugal continua mas a sua abolição é uma certeza”, disse, na ocasião, André Silva. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório