Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal "regozija-se" com eleição de Ursula Von der Leyen

O ministro dos Negócios Estrangeiros português já reagiu à eleição de Ursula Von der Leyen para presidente da Comissão Europeia.

Portugal "regozija-se" com eleição de Ursula Von der Leyen
Notícias ao Minuto

19:11 - 16/07/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Santos Silva

É a primeira vez que a Comissão Europeia terá uma mulher como presidente. Ursula Von der Leyen foi eleita, esta terça-feira, com 383 votos – precisava de, pelo menos, 374.

Momentos após a contagem dos votos, Augusto Santos Silva falou aos jornalistas, garantindo que o “Governo regozija-se com o resultado” obtido esta terça-feira no Parlamento Europeu.

“Entendemos que o os compromissos assumidos pela nova presidente são muito claros e vão todos no sentido certo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, destacando que nesse “sentido certo” se encontra a “defesa do Estado de Direito, a defesa do completamento da União Económica e Monetária, a defesa da criação de um instrumento orçamental para a competitividade e convergência e a defesa da atenção que a Europa deve prestar à transição energética e à descarbonização da economia”.

Santos Silva reiterou que os “compromissos” que Ursula Von der Leyen tomou enquanto candidata são “muito claros e indicam que a presidente eleita constituirá e dirigirá uma Comissão no sentido em nós sempre defendemos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório