Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Eurodeputados aprovam Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia

A ministra da Defesa alemã precisava de garantir uma maioria absoluta para suceder a Jean-Claude Juncker.

Eurodeputados aprovam Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia
Notícias ao Minuto

18:20 - 16/07/19 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Comissão Europeia

Os eurodeputados em Estrasburgo confirmaram na tarde desta terça-feira a nomeação de Ursula Von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia. A ainda ministra da Defesa alemã assegurou 383 votos (precisava, no mínimo, de 374) na votação que decorreu no Parlamento Europeu e foi confirmada como a sucessora de Jean-Claude Juncker. 

Ursula Von der Leyen foi assim eleita a 13.º presidente do executivo comunitário e a primeira mulher a ocupar o cargo, levando a Alemanha a ocupar, novamente, o principal cargo de topo da União Europeia, algo que não acontecia desde a criação da instituição, em 1958, com Walter Hallstein.

Aos 60 anos, Von der Leyen sucederá em 01 de novembro a Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos (2014-2019).

A nomeação da responsável alemã foi surpreendente. De recordar que os líderes dos governos europeus estiveram reunidos numa cimeira extraordinária no início do mês para acordarem os nomes propostos para a liderança das instituições europeias. 

A escolha de Von der Leyen foi inesperada, uma vez que o seu nome não se encontrava entre os 'spitzenkandidaten', os principais favoritos para a sucessão de Juncker. Frans Timmermans, Margrethe Vestager e Manfred Weber, foram assim preteridos em detrimento da ministra alemã, uma aliada próxima de Angela Merkel. 

Ursula Von der Leyen torna-se a primeira mulher à frente da Comissão Europeia. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório