Daniel Adrião quer deliberação sobre primárias em Comissão Nacional do PS

O dirigente socialista Daniel Adrião requereu a inclusão na ordem de trabalhos da reunião da Comissão Nacional do PS, no próximo dia 27, da discussão e deliberação sobre eleições primárias na escolha dos candidatos a deputados.

Notícia

© Blas Manuel / Notícias Ao Minuto

Lusa
19/06/2019 17:29 ‧ 19/06/2019 por Lusa

Política

dirigente socialista

No requerimento, dirigido a Carlos César, este dirigente da corrente minoritária dos socialistas alega que, no ponto relativo à definição dos critérios e metodologias para a elaboração das listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, o presidente do PS se "esqueceu de invocar o novo artigo dos Estatutos do PS, aprovado no último Congresso Nacional, prevendo que o processo de escolha dos candidatos a deputados possa ser feito através de primárias" abertas a cidadãos independentes.

"Assim sendo, em nome dos 28 membros da Comissão Nacional do PS eleitos pela lista afeta à Moção Reinventar Portugal, que representa 11% deste órgão, enviei a Carlos César um requerimento a solicitar a reparação desta omissão e a alteração da ordem de trabalhos. Conforme está previsto nos estatutos do partido, deverá ser previsto o debate e decisão sobre a adoção de eleições primárias para a escolha dos candidatos do PS às próximas eleições legislativas", sustenta Daniel Adrião.

No requerimento, Daniel Adrião sustenta que os estatutos do PS "não definem quais os critérios e metodologia que deve ser seguida para a elaboração das listas de candidatos a titulares de cargos políticos".

"Isto é, não formalizam a obrigatoriedade de qualquer critério e metodologia. A contrario, parece-nos resultar da interpretação dos mesmos, que todos os critérios e metodologias plasmadas nos estatutos devem ser apreciadas e votadas em sede de Comissão Nacional", insiste este membro da Comissão Política do PS.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas