"Presto a minha homenagem ao Eng. Aureliano Veloso, primeiro presidente da Câmara Municipal do Porto eleito democraticamente", escreveu Rui Rio [na imagem acima com Aureliano Veloso, em 2013] na sua página oficial na rede social Twitter.
O também ex-presidente da Câmara do Porto, que liderou entre 2002 e 2013, acrescenta que "quando no desempenho dessa função", teve "o gosto de com ele privar".
"Era um homem sério e bem-intencionado", assinala.
Aureliano Veloso, que morreu na quarta-feira aos 95 anos e cujo funeral se realiza esta tarde em Matosinhos, foi o primeiro presidente a ser eleito para a Câmara do Porto, como independente pelo Partido Socialista, após o 25 de Abril, tendo governado o concelho entre 1977 e 1979.
Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, em 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Capelo Pires Veloso, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1949.
Aureliano Veloso era pai do músico e cantor Rui Veloso e irmão de Pires Veloso, candidato à presidência da República em 1980 que ficou conhecido como o "vice-rei do Norte".
Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto.