Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ruben de Carvalho: Rangel afirma que país perdeu um dos "seus melhores"

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel lamentou hoje a notícia da morte do antigo dirigente do PCP Ruben de Carvalho, considerando que o país, "a cultura, a sociedade civil e a política" perderam um dos "seus melhores".

Ruben de Carvalho: Rangel afirma que país perdeu um dos "seus melhores"
Notícias ao Minuto

11:40 - 11/06/19 por Lusa

Política Óbito

"Conheci bem Ruben de Carvalho. Admirava-o muito", escreveu Paulo Rangel na sua página na rede social Twitter, acrescentando que "Portugal, a cultura, a sociedade civil e a política perderam um dos seus melhores".

O também vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) vincou também que Ruben de Carvalho "era um humanista", com uma "cultura inesgotável, sempre inspirada pelo humor e uma suave ironia".

O histórico dirigente do Partido Comunista Português Ruben de Carvalho morreu hoje, informou fonte do PCP.

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário "Avante!", órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista "Vida Mundial" e redator coordenador do jornal "O Século".

Ruben de Carvalho foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório