Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

CDS recua na votação da lei dos professores

Anúncio foi feito, este domingo, pela líder do CDS.

CDS recua na votação da lei dos professores
Notícias ao Minuto

11:00 - 05/05/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Assunção Cristas

O CDS-PP volta atrás com a decisão de votar ao lado dos partidos de Esquerda, anunciando, este domingo, que irá fazer uma avocação parlamentar, o que permite ao partido alterar o seu sentido de voto relativamente ao diploma que determina a reposição integral do tempo de serviço dos professores.

Numa nota de imprensa enviada aos órgãos de comunicação social, Assunção Cristas deixa claro que “ou o Parlamento aceita as nossas condições ou não aprovaremos qualquer pagamento”.

Acusando, uma vez mais o primeiro-ministro de mentir, tal como já havia feito nas declarações públicas e na carta enviada aos militantes do partido, a líder do CDS sublinha que a mentira em causa é a de que o “CDS juntou os seus votos à Esquerda para aprovar um pagamento de muitos milhões de euros por anos para os professores, pondo em causa as contas públicas”.

A proposta apresentada pelos centristas, defende Cristas, "era e é claríssima" e determina que "esse pagamento só pode ser feito se estiverem reunidos" determinados requisitos.

E para deixar clara a sua mensagem, a antiga ministra da Agricultura do governo PSD/CDS enumera quais são as condições exigidas pelo seu partido para aprovação das alterações anunciadas: "existência de crescimento económico e garantia de sustentabilidade financeira, negociação do estatuto da carreira dos professores, incluindo a avaliação dos professores, negociação do regime de aposentações dos professores".

Nesta senda, Assunção Cristas recorda que estes "requisitos existem na proposta do CDS desde o início, foram anunciados há mais de um ano e não prescindimos deles" até porque, sublinha, o "crescimento económico é a nossa prioridade e a sustentabilidade financeira o nosso limite".

Relativamente à confusão que se gerou, e que colocou o CDS ao lado do Bloco de Esquerda e PCP, Cristas explica que "os artigos são votados um a um, alínea a alínea, por isso estas exigências não constam da versão final saída da votação na especialidade. A proposta final ainda não está votada. Cabe agora aos partidos ver se estão satisfeitos com a versão final da proposta e, em plenário, votar".

E assegura: "A proposta do CDS é só uma desde o início, e pressupõe o respeito integral de cada uma das condições que constam da nossa proposta, que dela constam desde o começo".

Com esta comunicação feita hoje, a aprovação da alteração ao decreto referente ao descongelamento e pagamento do tempo de carreira dos professores, fica comprometida, ficando a faltar ainda a posição oficial do PSD.

Leia o comunicado na íntegra:

CDS irá fazer uma Avocação Parlamentar

Clareza e verdade

Uma mentira fabricada apenas e só para criar uma crise política pode ser repetida muitas vezes, mas não é suficiente para a transformar em verdade.

E que mentira é essa, mais uma, do Primeiro-Ministro? A de que o CDS juntou os seus votos à esquerda para aprovar um pagamento de muitos milhões de euros por ano para os professores, pondo em causa as contas públicas.

É mentira porque a proposta do CDS era, e é, claríssima.

Esse pagamento só pode ser feito se estiverem reunidos os seguintes requisitos: existência de crescimento económico e garantia de sustentabilidade financeira, negociação do estatuto da carreira dos professores, incluindo a avaliação dos professores, negociação do regime de aposentações dos professores.

Esses requisitos existem na proposta do CDS desde o início, foram anunciados há mais de um ano e não prescindimos deles. Desde o primeiro dia que achámos que esta era a oportunidade certa para negociar o que há muito precisa de ser resolvido, e por isso mesmo colocámos esses requisitos na proposta e deles falamos desde o começo deste processo. Por outro lado, o crescimento económico é a nossa prioridade, e a sustentabilidade financeira o nosso limite.

A surpresa de ninguém se referir a estas exigências do CDS certamente tem a ver com o facto de terem sido chumbadas por todos os partidos da esquerda, inclusivamente pelo PS. Sim, eles constavam da nossa proposta, e sim, eles foram chumbados pelo PS. Se o PS os tivesse votado, se os tivesse viabilizado, não haveria crise política.

Os artigos são votados um a um, alínea a alínea, por isso estas exigências não constam da versão final saída da votação na especialidade. A proposta final ainda não está votada. Cabe agora aos partidos ver se estão satisfeitos com a versão final da proposta e, em plenário, votar.

Como o CDS tem referido, e eu tenho repetido vezes sem conta, a proposta do CDS é só uma desde o início, e pressupõe o respeito integral de cada uma das condições que constam da nossa proposta, que dela constam desde o começo.

Por isso para nós a decisão é muito simples: ou o Parlamento aceita as nossas condições ou não aprovaremos qualquer pagamento. Essa é a posição de princípio do CDS desde sempre.

Ou o Parlamento aceita os requisitos da nossa proposta, e eles se tornam lei, ou o CDS não dará o seu voto a qualquer compromisso.

Um Governo do CDS nunca faria negociações incondicionais. Para nós a primazia do interesse geral é uma condição essencial.

Ainda é possível colocar essa opção? É, como aliás é prática parlamentar, com a avocação da norma em causa para decisão em plenário. E é isso que o CDS fará.

A linguagem e o procedimento parlamentares são complexos. Foi sabendo dessa complexidade, e confiando nela, que o Primeiro-Ministro ensaiou a sua mentira. É meu dever explicar, o que de resto pode ser confirmado pela documentação parlamentar. Basta ler a nossa proposta: está lá tudo.

Assunção Cristas

5 de maio de 2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório