Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Partido Aliança apresenta queixa à CNE por "discriminação"

O Aliança, criado por Pedro Santana Lopes, acusa as televisões de discriminarem os partidos que não têm assento parlamentar.

Partido Aliança apresenta queixa à CNE por "discriminação"
Notícias ao Minuto

21:38 - 30/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Eleições

A menos de um mês das eleições europeias estão agendados, nos canais de televisão nacionais, três debates entre os candidatos a eurodeputados. Porém, apenas um – a 13 de maio na RTP – irá incluir os partidos chamados de ‘pequenos’ por não terem representação parlamentar.

Para o Aliança esta postura configura uma “discriminação” e, frisa, “reduzir a representatividade política e social de uma candidatura ao facto de ter obtido representação nas últimas eleições é restringir a democracia e promover a desigualdade”.

“Sobretudo no caso de um partido novo, que nunca concorreu a eleições, disposto a debater a Europa e que por esse critério não o poderá fazer", salienta Pedro Santana Lopes.

O ex-militante do PSD diz ainda que os “partidos tradicionais têm de começar a debater com os novos partidos ideias e programas, também para defesa da democracia", caso contrário, e seguindo o “critério atual, e por absurdo, nas próximas eleições presidenciais o Presidente da República poderá ficar a debater consigo próprio”.

Além da “discriminação” que considera existir nos debates televisivos, Pedro Santana Lopes aponta ainda o dedo às televisões no que à cobertura da campanha eleitoral diz respeito e, por isso, apresentou queixa junto da Comissão Nacional de Eleições, defendendo que as “campanhas eleitorais se regem pelo princípio da igualdade de oportunidades e de tratamento e que cabe a esta Comissão assegurar que isso aconteça”.

Recorde-se que, em declarações exclusivas ao Notícias ao Minuto, o fundador do Aliança afirmou sentir "vergonha" por "um Estado, que se diz de Direito, se preparar para fazer debates "só com cinco partidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório