Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Programa de Centeno? Da "falta de ambição" ao "grande buraco negro"

Todos os partidos apontaram críticas ao Programa de Estabilidade apresentado por Mário Centeno, à exceção do Partido Socialista, como era expectável. O CDS manteve a tradição e anunciou o voto contra e um plano alternativo. Nada de novo também. Mas há mais reações a saber e quatro considerações do Presidente da República.

Programa de Centeno? Da "falta de ambição" ao "grande buraco negro"
Notícias ao Minuto

08:40 - 16/04/19 por Beatriz Vasconcelos

Política Reação

Centeno pode respirar de alívio - pelo menos para já -, porque está apresentado o quarto e último Programa de Estabilidade (PE) da atual legislatura, com as previsões económicas para o período 2019-2023. O principal destaque é a revisão em baixa do crescimento económico para este ano. À exceção do Partido Socialista (PS), da Esquerda à Direita 'chovem' críticas ao documento. 

O primeiro partido a manifestar-se foi o Bloco de Esquerda, com a deputada Mariana Mortágua a fazer saber que este documento revela a opção pelo "campeonato da décima", o que não "prepara o país para os desafios do futuro". Por isso, o Bloco considera que este PE "não teve a ambição de nos dar um programa de transição para o emprego qualificado, de combate à precariedade, um programa que prepare o país para o futuro", apontou.

Já o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, considerou que o Governo faz "opções erradas" no Programa de Estabilidade e no Plano Nacional de Reformas, ao continuar a ceder a imposições da União Europeia. "Quando o Governo assume que são mais importantes as metas do défice (...) essa é uma opção errada e torna muito evidente como é necessária uma política alternativa", indicou. 

O principal partido da oposição, o PSD, não demorou a manifestar-se apreensivo com o cenário macroeconómico subjacente ao Programa, considerando que o documento é um "buraco negro" sobre o futuro. Numa primeira apreciação aos dois documentos do executivo socialista, o deputado do PSD Duarte Pacheco considerou que o Governo optou por uma "forte" revisão em baixa do crescimento para 2019, de 2,3% para 1,9% - "um recuo em um quinto e que significa que as políticas desenvolvidas ao longo dos últimos três anos não promoveram um crescimento sustentável".

Por sua vez o CDS-PP anunciou que vai requerer a votação no Parlamento dos programas de Estabilidade e Nacional de Reformas e adiantou que irá apresentar "o seu plano alternativo". "Numa primeira leitura, podemos concluir que o Governo prevê que a economia tenha um comportamento pior. Isto é, vai haver menos crescimento, menos investimento, mas vai haver mais carga fiscal. O peso dos impostos vai ser mais forte sobre as famílias e sobre as empresas", enfatizou o deputado centrista Pedro Mota Soares.

PS 'abraça' Centeno

Como seria de esperar, o PS foi o único partido a aplaudir o Programa de Estabilidade para o último ano da legislatura do primeiro-ministro, António Costa. Até porque, como é sabido, os pontos económicos e financeiros são alguns dos trunfos que podem ser utilizados por Costa nas próximas eleições. 

O PS considerou, por isso, que o PE só pode "desiludir" o PSD porque não prevê, por exemplo, a privatização da Caixa Geral de Depósitos, como defende o líder da oposição, Rui Rio.

As quatro considerações de Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou quatro considerações sobre o Programa de Estabilidade, nomeadamente que tem de ter em conta que "vivemos um tempo incerto", e que 2019 é ano de eleições - pelo que "o Programa de Estabilidade não pode ir muito ao concreto porque depende de quem for Governo".

A terceira consideração é de que "o PE dá uma desaceleração este ano e uma reaceleração em 20, 21, 22 até 23, mantendo sempre uma evolução de descida do défice", e a quarta "é a de que o crescimento económico, em que há uma preocupação de crescer acima da média europeia, mas há também uma preocupação que é não ficar para trás, na ponta dos países da zona euro".

"Não é um programa eleitoral", mas... vem aí descida de impostos?

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou que o Programa de Estabilidade "não é um programa eleitoral", mas "de estabilidade" e que caberá ao próximo governo apresentar novas medidas.

Porém, no mesmo documento, o Governo anunciou uma perda de receita na ordem dos 200 milhões em 2021, em resultado da "redução de taxas de imposto". Questionado, na conferência de imprensa, sobre o assunto, Centeno não adiantou sobre que taxas de imposto seriam essas. E mais: o ministro das Finanças admitiu haver margem para aumentos salariais na Função Pública, esperando que remunerações no Estado retomem a sua "total normalidade" na próxima legislatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório