Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

"Eu próprio não tenho solução. Demitem-se todos? Eles são tantos!"

“A haver demissões, o que tem lógica é ser de quem nomeia e não de quem é nomeado”.

"Eu próprio não tenho solução. Demitem-se todos? Eles são tantos!"

Rui Rio reagiu esta quinta-feira de manhã em Lisboa à demissão do adjunto do secretário de Estado do Ambiente.

Recorde-se que, após semanas de críticas sobre ligações familiares, o Executivo teve uma baixa:  Armindo Alves, que é primo do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, pediu a exoneração de funções.

Saliente-se que as declarações de Rui Ro ao final da manhã surgiram apenas alguns minutos antes de ter começado a circular a informação de que o próprio secretário de Estado, Carlos Martins, se demitiu.

Para Rui Rio, “a haver demissões, o que tem lógica é ser de quem nomeia e não de quem é nomeado”. Mas há um problema de quantidade para gerir, aponta o líder do PSD.

“Se eles se começarem a demitir todos, depois a dada altura restam poucos”, ironizou o ex-autarca do Porto.

“Mais grave do que a nomeação de um ministro ou um secretário de Estado, acho que é esta proliferação ao nível dos adjuntos, dos chefes de gabinete, ao nível do aparelho de Estado como um todo. Isto assim efetivamente não pode continuar”, apontou.

Para Rui Rio “visto individualmente cada caso, e este caso que agora estamos a ver do secretário de Estado do Ambiente, é óbvio que a responsabilidade é do secretário de Estado que o nomeou, não é do primo que é nomeado”. Mas, do individual para o coletivo, há uma gestão que Rui Rio acredita que não será fácil resolver o problema.

“A solução é de tal ordem que eu próprio não tenho uma solução. Demitem-se todos? Eles são tantos!”, ironizou.

“O problema é para o primeiro-ministro, não é para mim. Eu não nomeei ninguém”, realçou aind perante questões de jornalistas, insistindo de seguida que não sabe como António Costa irá resolver a situação: “são tantos e tantos, que não sei como é que o primeiro-ministro vai resolver isto”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório