Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"É muito injusto" que todos os portugueses paguem a redução dos passes

Rui Rio critica que as novas tarifas dos transportes de Lisboa façam parte do Orçamento do Estado e defende que esta medida devia ser da responsabilidade das autarquias.

"É muito injusto" que todos os portugueses paguem a redução dos passes
Notícias ao Minuto

08:10 - 19/03/19 por Natacha Nunes Costa

Política Rui Rio

Rui Rio criticou no Twitter a medida do Governo no dia em que se realizou a cerimónia pública de assinatura dos contratos para os novos tarifários de transportes na Área Metropolitana de Lisboa.

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou, na noite desta segunda-feira, no Twitter, ser “muito injusto” que todos os portugueses paguem, através dos impostos, a redução do preços dos passes dos transportes em Lisboa, mesmo que não usufruam destes.

Para o líder dos social-democratas, esta despesa não devia estar inserida no Orçamento do Estado, devia sim, ser da responsabilidade das autarquias para não afetar todos os contribuintes, “incluindo os que vivem nos territórios mais pobres”.

Rui Rui criticou a medida do Governo de António Costa no mesmo dia em que o primeiro-ministro garantiu que a redução dos preços dos transportes não é exclusiva para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e vai beneficiar, a partir de 1 de Abril, 85% dos portugueses.

"Ao contrário do que muitas vezes tenho ouvido dizer, não é verdade que esta oportunidade de redução tarifária seja exclusiva de Lisboa ou do Porto, nem sequer destas áreas metropolitanas. Este programa é um programa nacional e ao qual, felizmente, aderiram todas as 23 comunidades intermunicipais (CIM)", destacou Costa, no encerramento da cerimónia de assinatura dos novos tarifários de transporte coletivo na Área Metropolitana de Lisboa.

"Isto significa que, já no dia 1 de abril, 85% da população portuguesa poderá beneficiar desta redução de tarifários", assegurou o chefe do Executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório