Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Sim, o Estado deve garantir a disponibilização gratuita" das vacinas

A opinião é do bloquista Moisés Ferreira.

"Sim, o Estado deve garantir a disponibilização gratuita" das vacinas
Notícias ao Minuto

18:32 - 29/11/18 por Filipa Matias Pereira

Política Moisés Ferreira

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a integração das vacinas da meningite B, do rotavírus e do HPV para os rapazes no Plano Nacional de Vacinação. Uma decisão que, de resto, está a gerar polémica entre figuras proeminentes da saúde, nomeadamente a ministra com a pasta da saúde que se mostrou surpreendida com aprovação de vacinas e a diretora-geral de Saúde que gostaria que “a DGS tivesse sido ouvida”.

Por sua vez, no entendimento de Moisés Ferreira, “há uma componente política, para além de técnica, na decisão de incluir as vacinas ou não no Programa Nacional de Vacinação”. Esta foi a visão partilhada numa publicação na rede social Facebook, onde o bloquista aproveitou ainda para recordar as recomendações sobre Vacinas Extra Programa Nacional de Vacinação (atualização 2015/2016) da Sociedade de Infeciologia Pediátrica.

Quanto à decisão política, questiona, “o Estado deve ou não garantir a disponibilização gratuita destas vacinas às famílias?”. A resposta, recorda ainda, “já foi dada pelo Parlamento e constará do Orçamento do Estado para 2019: sim, deve garantir essa disponibilização gratuita”.

Moisés Ferreira aproveita também para relembrar o que disse a Diretora Geral da Saúde no dia 11 de outubro deste ano, nomeadamente em relação à vacina para a Meningite B, citando-a: “No plano individual, a vacina é ótima e dá proteção às crianças. Há países onde a vacina já consta [no PNV] mas é paga por seguradoras. Cá, somos todos nós a pagar, o que obriga a fazer contas”.

Esta última, explica então, “é a tal dimensão política. Por nós, fica respondido e resolvido com a aprovação do alargamento do PNV no OE2019”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório