Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

IMT garante que estão ultrapassados atrasos na emisão de matrículas

O presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Eduardo Feio, disse hoje que estão "completamente ultrapassados" os atrasos verificados em janeiro com a emissão de matrículas de veículos novos.

IMT garante que estão ultrapassados atrasos na emisão de matrículas
Notícias ao Minuto

13:12 - 28/02/18 por Lusa

País Automóvel

uma situação que, neste momento, está completamente ultrapassada", disse Eduardo Feio, aos deputados da comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, adiantando que o atraso na emissão de matrículas para os veículos novos ocorreu nos primeiros quinze dias de 2018.

Numa audição pedida pelo CDS-PP para explicar os atrasos na emissão de matrículas automóveis, o presidente do IMT explicou que esta situação esteve relacionada com a entrada em vigor do novo sistema informático de fiscalização automóvel.

"Esta é uma situação que teve a ver com a implementação do novo sistema informático. Uma nova aplicação no quadro da relação da Autoridade Tributária com o IMT, ou seja, da passagem de informação que tem de vir para a emissão de matrículas", afirmou.

Para demonstrar que o problema está resolvido, Eduardo Feio avançou que, durante o mês de janeiro, foram emitidas 14.492 novas matrículas, enquanto no mesmo mês de 2017 o número situou-se nos 15.202.

"Não houve assim grande diferença, houve efetivamente um atraso no início do ano", sustentou.

Eduardo Feio destacou ainda o aumento do número de novos veículos matriculados nos últimos anos.

Segundo o mesmo responsável, em 2014 foram emitidas cerca de 193 mil novas matrículas de veículos ligeiros, em 2015 foram 180.235, número que aumentou para 209.890 em 2016 e, no ano passado, registou-se uma nova subida para 225.260.

No entanto, o presidente do IMT admitiu que "poderá haver uma outra situação muito pontual de atrasos" que tem a ver com a exploração aduaneira de veículos, mas que o organismo "não tem identificado" esse problema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório