Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Limpeza do Tejo exige meios específicos e custa 1 a 1,2 milhões de euros

A operação de limpeza dos sedimentos no Tejo precisa de mais um mês para reunir todos os meios necessários e terá um custo entre 1 milhão e 1,2 milhões de euros, avançou hoje o ministro do Ambiente.

Limpeza do Tejo exige meios específicos e custa 1 a 1,2 milhões de euros
Notícias ao Minuto

11:36 - 21/02/18 por Lusa

País Ministro do Ambiente

A remoção dos 30 mil metros cúbicos de sedimentos no rio Tejo é um processo que "obriga a cuidados ambientais e demorará cerca de um mês" a ser possível reunir todos os equipamentos necessários, que não existiam nas entidades públicas, disse João Matos Fernandes.

O governante está a ser ouvido na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, a pedido do CDS e do BE, sobre a poluição do rio Tejo.

A 24 de janeiro uma quantidade de espuma apareceu no rio Tejo, perto de Abrantes, levando à recolha de mostras que detetaram uma presença de elementos de celulose elevados.

A existência de cerca de 30 mil metros cúbicos de sedimentos exigiram a sua remoção, o que já se iniciou, tendo sido já retirados 60 metros cúbicos.

O ministro explicou que estão a ser adquiridos vários equipamentos específicos para esta operação como mangas de aspiração com quilómetros de dimensão que "não havia".

Em resposta a questões dos deputados, nomeadamente de Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista os Verdes (PEV), acerca do investimento necessário para esta operação, o ministro avançou que está estimado entre um milhão de euros e 1,2 milhões de euros.

A operação global de limpeza "tem uma estimativa entre um milhão de euros e 1,2 milhões de euros e será paga através do Fundo Ambiental", salientou João Matos Fernandes.

"É obrigação nossa e temos de o fazer depressa. Vamos pagá-la numa primeira fase", como foram pagas outras operações de remoção de resíduos, como S. Pedro da Cova o Cachão, defendeu.

O ministro do Ambiente referiu que se trata de problemas ambientais graves e o Governo não deixará de tentar resolver o assunto.

"Havendo culpa de alguém, não deixaremos de procurar ser ressarcidos", garantiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório