Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Javalis invadem cidade de Viseu e causam "prejuízo enorme"

Uma 'praga' de javalis tem invadido todas as noites a cidade de Viseu . A solução poderá passar por "afugentar os animais ou eventualmente abatê-los”, revelou ao Notícias ao Minuto, Diamantino Santos, presidente da Junta de Freguesia de Viseu.

Javalis invadem cidade de Viseu e causam "prejuízo enorme"
Notícias ao Minuto

11:50 - 15/02/18 por Tiago Miguel Simões

País Insólito

Todas as noites grupos de javalis têm ‘invadido’ a cidade de Viseu para grande transtorno da população, uma vez que os javalis podem ser animais agressivos. Mas não só por isso.

O Notícias ao Minuto foi tentar perceber o porquê desta ‘praga’ de javalis e que medidas estão a ser tomadas para resolver o problema. Para tal, falamos com Diamantino Santos, presidente da Junta de Freguesia de Viseu, que nos explicou que esta situação é “insólita” e “preocupante” uma vez que tem tido lugar junto de “uma zona maioritariamente residencial”.

O autarca explicou também que o problema é uma “consequência dos incêndios” porque “os animais perderam os alimentos no seu habitat natural e por isso vão à procura de alimento”, disse, garantindo que “está a ser articulado um esforço juntamente com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para pôr termo a um problema que preocupa os moradores”.

Segundo indicou Diamantino Santos, a solução passará “por afugentar os animais ou eventualmente abatê-los” dado o risco que representam para a população.

Ainda de acordo com o responsável, o (ICNF) “irá provavelmente entrar em contacto com a Associação de caçadores que são as pessoas entendidas e estão habituados a fazer montadas ao javali". Informação confirmada posteriormente por fonte da Câmara Municipal de Viseu que nos atestou que "a solução passará por ai".

Até agora, o presidente da junta garante que “os únicos danos – que representam um prejuízo enorme – foram causados aos espaços verdes. Eles esventram completamente estes espaços”, lamentou.

Saliente-se que o Notícias ao Minuto contactou também a PSP de Viseu que pouco adiantou. “Nós, em conjunto com o ICNF e com a Câmara Municipal estamos a tratar do assunto. Estamos atentos a esta situação”, disse fonte policial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório