Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

É Dia de Reis. Sabe ao certo o que se comemora?

Tradição cristã remonta ao século VIII.

É Dia de Reis. Sabe ao certo o que se comemora?
Notícias ao Minuto

08:35 - 06/01/18 por Melissa Lopes

País Celebração

Celebra-se este sábado o Dia de Reis, o dia em que os espanhóis abrem os presentes de Natal. É o dia em que os presépios e árvores de Natal voltam para as suas caixas. 'Adeus, até para o ano', dizemos-lhes. Muito embora o ‘até para o ano’ seja ainda neste ano, em dezembro. Este é também o dia do bolo-rei reinar (sem fava, de preferência). Pelo meio, cantam-se as Janeiras.

O Dia de Reis é uma tradição cristã que remonta ao século VIII, de origem bíblica, que celebra o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebera a visita de magos do oriente (Belchior, Gaspar e Baltazar).

É em Espanha que esta data é mais desejada pela maioria da população. Tradicionalmente, é o dia de se abrir os presentes (os que resistiram à tentação até agora), uma vez que foram os Reis Magos que levaram as prendas ao menino Jesus (ouro, incenso e mirra)

Em Portugal, a tradição manda que na noite de 5 para 6 se cantem as Janeiras (cantares tradicionalmente religiosos), de porta em porta, recebendo em troca alguns 'mimos' que vão desde comida a dinheiro. 

Além disso, come-se o famoso bolo-rei que, até recentemente, tinha dentro dele uma fava e um pequeno brinde, de metal. Contudo, a hipótese de poder ser inadvertidamente engolido acabou com essa tradição. Aquando da Implantação da República, o bolo-rei passou a ser, durante algum tempo, ‘bolo de natal’.

Em 1911, houve mesmo uma proposta parlamentar, rejeitada, para alterar o nome para ‘bolo república’. Seja como for, hoje tem mais um motivo para se reunir com a família à mesa e se despedir de mais um ciclo natalício. Até dezembro.

Mas até lá, recordamos-lhe uns versos de uma canção de Zeca Afonso que certamente conhecerá: 'O Natal dos Simples'. 

"Vamos cantar as janeiras

Vamos cantar as janeiras

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas

Vamos cantar orvalhadas

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas casadas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório